O mercado publicitário mundial na internet perde cerca de 10% do seu faturamento anual, estimado em US$ 15,3 bilhões, com “bots”, robôs ou ferramentas de web automáticas que geram comportamentos repetitivos e em série, falsos, como se fossem o de um usuário real. Como eles simulam cliques nos anúncios, reduzindo a efetividade da mídia, muitos anunciantes rejeitam pagar somente pelos cliques em seu banner — modalidade conhecida como pay-per-clique —, o que faz com as empresas de publicidade online percam US$ 1,5 bilhão por ano, segundo levantamento da Solve Media.
De acordo com a pesquisa, houve um aumento de 400% neste ano no número de registros em sites, votações, comentários e serviços de contato na internet. A medição foi feita por meio da tecnologia de autenticidade da identidade de usuário oferecida pela empresa.
Ainda segundo o levantamento, Cingapura e Taiwan detém os índices mais elevados de tráfego por bots, 56% e 54%, respectivamente. Os Estados Unidos também mantém uma porcentagem acima da média, de 16%.