O Facebook apresentou nesta semana a Atlas, plataforma de medição e ad serving baseada em dados de pessoas e ações reais, que permitirão às marcas e agências interagir de maneiras diferentes. A agência Omnicom é a primeira a utilizar a nova plataforma
Segundo o Facebook, a plataforma substituirá a publicação e medição de anúncios por cookies. Segundo a empresa, esse método é falho, pois não funciona nos aparelhos móveis, superestima o alcance e subestima a frequência, além de perder alguns aspectos de conversão e não ser tão preciso em target demográfico.
Ainda de acordo com o Facebook, por meio do marketing baseado em "pessoas" (ou people-based marketing), os anunciantes poderão: alcançar as pessoas certas na hora certa independente dos aparelhos; medir o impacto verdadeiro no crescimento das vendas; e compreender a "jornada do consumidor", do primeiro contato à venda final, seja online ou off-line.
Segundo a gigante das redes sociais, o Atlas foi reconstruído a partir de um código inteiramente novo, com uma interface de usuários desenhada para as necessidades de planejadores de mídia e analistas de tráfego. Capacidades de segmentação e medição estão incluídas e o marketing cross device ganhou maior destaque com novas formas de avaliar o desempenho de mídia focado em pessoas para análise.