Nesta terça-feira, 1º de outubro, Andrea Klevenhusen assume oficialmente o cargo de CEO da Ricoh Brasil, marcando uma nova fase para a empresa no país e na América Latina. Com uma trajetória sólida dentro da companhia, Andrea traz uma visão estratégica para investir no crescimento, alavancando o portfólio de soluções da Ricoh e fortalecendo o relacionamento e cocriar soluções com os clientes.
Um dos grandes marcos drecentes foi a independência da região latino-americana dentro do grupo Ricoh, que deixou de reportar para o setor da Ásia-Pacífico. "A partir de abril deste ano, nos tornamos uma região independente chamada Ricoh-Latam", destaca Andrea. Este movimento reflete o potencial de crescimento da região e coloca o Brasil como líder nesse processo.
Andrea vê grandes oportunidades de expansão para a Ricoh no Brasil, principalmente na área de digitalização e melhoria da experiência do cliente. "Nosso foco é ir além do mercado tradicional de impressão, ajudando nossos clientes na automatização de processos e oferecendo soluções que melhorem a experiência no ambiente de trabalho", afirma.
Investimentos
Entre as soluções em que a Ricoh pretende investir estão as relacionadas à digitalização e à automação de processos, apoiadas por parcerias estratégicas globais, como as com Lenovo, Dell e Apple. "Estamos apostando em parcerias agnósticas, ou seja, levando o que há de melhor no mercado, independentemente da marca, para resolver as necessidades dos nossos clientes", reforça.
Diante da preocupação crescente com a segurança da informação, Andrea ressalta que a Ricoh tem priorizado soluções de cibersegurança, tanto em seus equipamentos quanto em seus serviços.
ESG e diversidade na liderança
A liderança feminina de Andrea é um marco importante não apenas para a Ricoh Brasil, mas para o setor de tecnologia como um todo, onde a inclusão de mulheres em cargas de liderança ainda é um desafio. "Estou super orgulhosa de estar numa posição de liderança e espero abrir portas para outras mulheres", afirma.
Além da inclusão de gênero, a Ricoh também está comprometida com os princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança). "Promovemos eventos e treinamentos para fomentar a inclusão e garantir que nossos funcionários estejam preparados para lidar com as diferenças de forma receptiva", acrescenta.
Expansão e investimentos futuros
Quanto ao futuro, Andrea revela que a Ricoh Brasil está oferecendo investimentos significativos, com a apresentação de novos escritórios e a implementação do conceito Ricoh Innovation Lounge. "Em termos de lançamentos, a Ricoh Brasil vai continuar investindo no seu core business, que é o mercado de impressão, mas com um foco crescente em soluções digitais e parcerias estratégicas. "Temos muitas novidades vindas por aí, e o Brasil será peça chave nesse processo", finaliza Andrea.