A SBC Communications e AT&T anunciaram hoje (1/11) que a Comissão Federal de Comunicações (FCC), órgão responsável pela regulamentação do setor de telecomunicações nos Estados Unidos, aprovou a fusão das duas operadoras, concluindo assim as exaustivas revisões federais do acordo. A decisão da FCC seguiu ao recente aprovação dada pelo Departamento de Justiça dos EUA.
Em sua resolução, a comissão especificou condições limitadas, mas que permitem que a nova companhia capitalize os benefícios da fusão para competir nos mercados residencial e empresarial em âmbito regional, nacional e internacional. A ação decisão da FCC marca um momento crucial na criação da nova empresa que pretende ser uma espécie de porta-estandarte da inovação em serviços para consumidores e empresas.
?O voto da comissão demonstra o reconhecimento de que a fusão da SBC e da AT&T melhorarão o contexto competitivo, ajudarão a incorporar mais rapidamente novas tecnologias ao mercado e oferecerão benefícios reais para consumidores e empresas?, disse Edward E. Whitacre Jr., presidente do conselho e diretor da SBC. Já para o presidente do conselho e diretor da AT&T, David W. Dorman, a nova empresa terá escala, o enfoque e os recursos financeiros para cumprir com os seus compromissos.
A aprovação tem validade para os 33 estados e o distrito de Columbia, mas ainda estão pendentes as revisões no Arizona, na Califórnia e em Ohio. Até que as aprovações de todos os estados sejam obtidas, ainda neste ano, as duas empresas continuarão operando de forma separada e independente. As empresas esperam que a fusão possa ser concluída ainda neste ano.