A fabricante finlandesa de software de segurança F-Secure registrou aumento de 21% no faturamento no terceiro trimestre em relação ao mesmo período no ano anterior. Nesses três meses a empresa atingiu faturamento de 24,3 milhões de euros, ante 20 milhões de euros em 2006.
No consolidado dos nove primeiros meses do ano, a fabricante acumulou 70,8 milhões de euros, enquanto o faturamento em igual período do ano passado foi de 58,6 milhões de euros, terminando o ano com 80,7 milhões de euros.
De acordo com o relatório financeiro da empresa, o fator que mais contribuiu para esse resultado foi o aumento de 10% em relação ao segundo trimestre nos negócios com provedores de internet (ISPs) por meio da oferta de segurança como serviço. Essa modalidade de venda de software rendeu 9,4 milhões de euros, representando 39% do faturamento total da empresa. Nesse período, nove novas parcerias foram firmadas com empresas como a americana DirecTV, a polonesa Aster e a britânica Orange, totalizando 159 parceiros em 35 países. No Brasil, a F-Secure possui parcerias com o IG e o Net Virtua.
Outros canais como revendas, provedores de tecnologia da informação e segurança e lojas representam os 61% do faturamento restante e também tiveram uma melhora significativa em relação ao trimestre anterior, alcançando 14,9 milhões de euros, segundo o relatório do balanço. Esse volume já inclui o crescimento de 2% nos negócios com mobililidade. "Apesar do grande aumento do interesse de usuários por smartphones, a cultura de utilizar soluções de seguranças nesses aparelhos ainda é incipiente em todo o mundo", observa Gabriel Menegatti, responsável pela área de tecnologia da F-Secure no Brasil.