Stephen McCann destaca que Wi-Fi 7 é duas vezes mais rápida do que a geração atual

0

O engenheiro Stephen McCann, especialista em redes e vice-presidente do Grupo de Trabalho 802.11 do Institute of Electrical and Electronic Engineering (IEEE), participou, a convite da Huawei, do BB Digital Week, encontro de tecnologia que aconteceu esta semana em Brasília, e apresentou as últimas inovações do Wi-Fi 7 e seu potencial de transformar a conectividade em empresas e residências. A tecnologia proporciona uma internet com velocidade duas vezes mais rápida do que a geração atual, Wi-Fi 6, e oferece maior segurança.

McCann discutiu como o Wi-Fi 7 progrediu rapidamente desde que os primeiros produtos chegaram ao mercado norte-americano no verão de 2023, amadurecendo ainda mais após o lançamento do programa de certificação Wi-Fi pela Wi-Fi Alliance em janeiro de 2024. Ele destacou que o AirEngine 8771-X1T, access point da Huawei, foi certificado em abril de 2024, demonstrando a maturidade da solução.

Segundo o especialista, o Wi-Fi 7 oferece um desempenho substancialmente superior ao Wi-Fi 6, aproveitando os recursos mais recentes para garantir maior velocidade, segurança e estabilidade, com aplicação especialmente relevante em ambientes de alta densidade de dispositivos e baixa latência. "Este é o momento ideal para investir no Wi-Fi 7, que não só traz melhorias em segurança com o padrão WPA3 (Acesso de Wi-Fi Protegido, versão 3, na sigla em inglês), mas também viabiliza uma conexão mais estável e eficiente", afirmou.

Ele acrescentou que o Wi-Fi deve ser uma tecnologia prática e invisível para os usuários, permitindo uma experiência "sempre ativa" e sem interrupções. Para empresas que precisam de alta capacidade de dados e baixa latência, o Wi-Fi 7, segundo McCann, é o próximo passo lógico. "A tecnologia também apresenta vantagens significativas para usuários de realidade estendida (XR), para os quais a latência representa um desafio crítico. Com o Wi-Fi 7, estamos eliminando as barreiras de latência para criar uma experiência ainda mais imersiva e confiável", completou.

Além do desempenho, McCann enfatizou o impacto que o Wi-Fi 7 pode ter no cotidiano. "A conexão Wi-Fi é fundamental em praticamente todas as atividades, pessoais ou profissionais, e pode garantir uma conectividade estável e transparente. A filosofia por trás do Wi-Fi é que ele deve apenas funcionar, sem que precisemos nos preocupar. O Wi-Fi 7 representa mais um passo adiante, uma base de conexão que estará sempre lá, disponível para nos conectar ao que precisamos", explicou.

Olhando para o futuro, McCann também mencionou o Wi-Fi 8, cujos primeiros esboços começam a ser discutidos no grupo IEEE 802.11, com uma versão inicial prevista para 2026 e possível lançamento em 2028. Segundo ele, embora ainda esteja em fase inicial de desenvolvimento, o Wi-Fi 8 trará novos avanços para acompanhar o aumento da demanda por conectividade de alta performance.

Stephen McCann esteve no BB Digital Week, evento promovido pelo Banco do Brasil, a convite da Huawei Enterprise Business Unit (EBG), unidade de negócios focada em soluções empresariais da Huawei, e do parceiro de distribuição Compwire.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.