O presidente mundial da Alcatel, Serge Tchuruk, passou oficialmente nesta sexta, 1º, o bastão para a nova presidente executiva, Patrícia Russo, ex-Lucent, que comandará a nova empresa, fruto da fusão de US$ 11,6 bilhões.
Tchuruk passa a integrar o board como diretor não executivo.
Durante o anúncio oficial da finalização da fusão, os executivos destacaram que continuarão a unir sinergias durante os próximos três anos, incluindo o corte de 9 mil empregados para controle de custos.
A previsão de vendas anuais da nova companhia é de 18,6 bilhões de euros. A empresa receberá investimentos de 2,7 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento e conta com aproximadamente 23 mil engenheiros.
A divisão de satélites foi transferida para a Thales, que tem participação acionária da Alcatel e do governo francês. Os executivos reiteraram os compromissos de segurança e confidencialidade nos contratos do Bell Labs (braço de pesquisa da Lucent) com o governo americano.
O presidente da Alcatel Brasil, Jonio Foigel, continuará no comando da subsidiária, reportando-se ao diretor da região Cala (Central America and Latin América) Victor Agnellini, ex-Lucent.