Apontador adere à WEB 2.0

0

O Apontador, site de mapas do grupo Webraska do Brasil, acaba de aderir à revolucionária Web 2.0, conceito que traduz a segunda geração da Web, permeado pela tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais, criando, assim, uma comunidade.

Com a Web 2.0 o portal de mapas passará a integrar tecnologias como roteirização, informações sobre clima, trânsito e fotos aéreas do Google.

Outra implementação do site é o conceito LBSid, dentro do contexto ?Internet para todos?. O LBSid (Location Based Services Identity) é uma identidade única baseada em localização. E quando o LBSId é fornecido para um conhecido ou um cliente, no site Apontador, reporta diretamente à localização da pessoa no mapa e ao cadastro único, que contém endereço, número de telefone e o que o usuário desejar.

As informações de roteiros e mapas para todos os usuários da internet são abertas, sem a necessidade de assinatura e cada usuário pode criar seu LBSId para sua empresa ou a sua casa.

Seguindo ainda o conceito da WEB 2.0, o Apontador disponibiliza uma API (Interfaces do Programa de Aplicação) pública para rápida integração com o site. A novidade será uma URL que permitirá a qualquer usuário colocar em seu site a identificação no mapa de uma localidade de interesse com uma única LBSId.

De acordo com Rafael Siqueira, sócio e CTO da Webraska do Brasil, e um dos fundadores do Apontador, ?o mapa passou a ser bem maior e permite a visão da tela inteira. Os menus são retráteis, o que faz bastante diferença na hora da navegação?.

Aliada ao conceito de ?Internet para todos?, dentro da Web 2.0, os usuários terão uma comunidade à sua disposição, para contribuírem com informações, o que agregará ainda mais valor aos serviços oferecidos.

Ou seja, os visitantes terão a possibilidade de cadastrarem livremente pontos de relevância para todos, problemas no sistema viário, informação de tráfego on-line em uma determinada região; ou para sua comunidade, como cartão de visita, festa de aniversário, feiras, entre outros, além de todos os tipos de pontos de interesse, como restaurantes, bares, academias, aeroportos, serviços de assistências etc.

?Acreditamos fortemente que não há nada melhor do que uma pessoa que conhece determinada região para falar sobre ela, sejam coisas boas ou ruins, que dependem da melhoria de outros órgãos, por exemplo?, diz Siqueira.

Vanguarda tecnológica

Para estar na vanguarda tecnológica e oferecer serviços ágeis para seus usuários, o Apontador apostou nos conceitos da Web 2.0 e suas ferramentas, como ?Always Beta?. Dessa forma, haverá uma melhoria contínua, seguindo a sugestão dos usuários. ?Novas funcionalidades serão integradas constantemente e teremos uma área para que todos saibam destes incrementos e como utilizá-los?, explica Siqueira.

O site de mapas passará a utilizar também o Google Maps Satellite Images integrado com os mapas do Apontador. O mapa híbrido permite visualizar as ruas e seus nomes em cima das fotos de satélite, o que torna o resultado muito interessante. A busca por CEP também é uma das novidades.

Mais claro, o conteúdo gerado pelo usuário é a maior novidade de todas, reforça Siqueira, destacando que ?o Apontador é o primeiro site no Brasil a prover este tipo de serviço e possibilita ao usuário cadastrar livremente os pontos de relevância e interagir com outros na troca de conteúdo?, completa ele.

A Web 2.0 funciona com a tecnologia Ajax, pacote amplo de tecnologias para a criação de aplicativos interativos para a Web, e que é uma das peças chave do novo Apontador.

A tecnologia Ajax permite manter varias caixas e menus interativos na tela de fundo, que é um mapa grande e aberto no primeiro acesso. ?As interações acontecem sem a necessidade de recarregar a pagina, o que dá um conforto ímpar para navegação?, finaliza Siqueira.

1ª Conferência WEB 2.0

Acontece no dia 28 de fevereiro do próximo ano a 1ª Conferência Web 2.0, que discutirá a evolução da internet, reunindo todos aqueles que trabalham com as inovações que a nova versão pode oferecer, unindo recursos de produção de conteúdo (blogs, podcasts, vídeo, etc), relacionamento, tecnologia, negócios, comunicação, mídia e serviços.

Promovida pelas revistas TI INSIDE, TELETIME e TELAVIVA, com organização da Converge Eventos, a conferência tem em sua programação palestras e debates sobre o novo perfil do internauta brasileiro; como a Web 2.0 pode abrir novas frentes de negócios; o potencial de mercado; as tecnologias que estão viabilizando a construção dessa nova plataforma.

Ela também vai incluir palestras sobre como a Web 2.0 pode gerar um novo modelo de comunicação e marketing; os primeiros cases de empreendedores brasileiros; as oportunidades da mídia publicitária com a Web 2.0; e qual a proposta dos portais para abordar esse novo consumidor.

O temário vai abordar:

* mercado brasileiro em números (perfil do usuário, demográfico, aquisitivo, etc);

* tendências e perspectivas de mercado que se abrem com a Web 2.0;

* o que esperar em termos de desenvolvimento e da plataforma tecnológica para a Web 2.0;

* as primeiras soluções das empresas empreendedoras brasileiras;

* Web 2.0 nos dispositivos móveis;

* Novo mercado para a publicidade on line;

* Investidores e venture capital

* Painel: estratégia e proposta dos portais para a Web 2.0 brasileira

Mais informações e inscrições no site www.convergeeventos.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.