Como parte do processo de alinhamento das ferramentas de tecnologia da informação ao padrões de mercado, a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), controlada pelo grupo ISA, migrou sua plataforma de e-mail baseada em Lotus Notes para o Microsoft Exchange Server 2003.
Dentro do novo planejamento traçado pela CTEEP foi definido que, tanto na matriz colombiana quanto na unidade brasileira, utilizariam as mesmas ferramentas. Do mesmo modo, as contas dos usuários foram removidas do software Novell e direcionadas para o Active Directory da Microsoft por meio do NDS Migrator da Quest Software.
O projeto envolveu aproximadamente 1,3 mil usuários e levou quatro meses para ser finalizado, sendo que metade desse tempo foi utilizado para o planejamento da migração e a preparação do ambiente .
A decisão de utilizar ferramentas da Quest na plataforma da Microsoft foi porque, segundo a empresa, elas permitem a migração de sistemas com um impacto mínimo para o funiconário da empresa, sem interrupção das atividades.
Já para o funcionamento do novo domínio, a Service IT Solutions, responsável pelo projeto, instalou dois servidores Windows Server 2003 Enterprise como controladores do domínio e também o Exchange Server 2003 em cluster para permitir uma maior redundância do serviço.
Entre os benefícios gerados pela migração dos sistemas a CTEEP aponta a maior produtividade das equipes, o melhor gerenciamento do ambiente, além de a CTEEP e o grupo ISA operarem em um ambiente integrado, padronizado e atualizado.
Outra vantagem citada pela empresa foi o acesso a ferramentas conhecidas dos usuários como o Microsoft Outlook, que pode ser utilizado tanto por meio de um PC com o Office quanto por acesso remoto, através de celular com internet.
Outro ganho apontado pela empresa é que pelo Outlook os usuários têm acesso à lista global de endereços da empresa e podem facilmente encontrar os endereços de e-mail dos colegas da Colômbia, o que proporciona total agilidade e integração na comunicação. "O alinhamento internacional das empresas do grupo é muito importante e a migração do software nos permitirá essa padronização, ampliando as facilidades internas e externas para todos os funcionários da companhia. Também há a possibilidade de compartilhamento de informações, graças a nova plataforma", afirmou Matheus Araújo, gerente do departamento de TI da CTEEP.
- Ferramenta única