Os gastos das micro e pequenas empresas com TI devem atingir cerca de US$ 7,4 bilhões em 2009 no Brasil, número 10,2% superior aos investimentos feitos por elas neste ano, que devem totalizar US$ 6,7 bilhões, segundo pesquisa da ASM do Brasil, fornecedora de serviços para empresas em regime de turnkey.
A maior parte das inversões, assim como ocorreu neste ano, será destinada à compra de equipamentos como desktops e notebooks, servidores, impressoras e infra-estrutura de rede. Segundo o levantamento, o processo de renovação do parque de máquinas continuará a ocorrer em 2009, mas espera-se uma desaceleração na expansão do número médio por empresa.
Com relação aos softwares, os investimentos continuarão focados em sistemas operacionais e pacotes de produtividade. Apenas 12% das empresas utilizam algum tipo de aplicação mais sofisticada, como sistemas de gestão empresarial ou de relacionamento com clientes, por exemplo. De acordo com o estudo, as pequenas empresas entendem que as ferramentas de produtividade que atualmente utilizam são suficientes para atender às demandas por automação nos processos de gestão.
Apesar de ainda ser uma das principais preocupações das micro e pequenas empresas, a área de segurança da informação não receberá as maiores somas de investimento. Elas ainda priorizam os aportes em soluções básicas de segurança como antivírus, antispam, e firewall, ou seja, produtos que não requerem investimentos vultosos.
A ASM também constatou que ano que vem, as pequenas empresas continuarão investindo prioritariamente em serviços de manutenção e suporte de hardware e software, cuja cifra deve crescer 11% em relação a este ano. Outras categorias de serviços responderão por uma parcela consideravelmente menor dos investimentos realizados nessa área por empresas de pequeno porte.
O estudo apontou que investimentos em TI são feitos por essas companhias de maneira pragmática. Os proprietários e decisores tomam como base as necessidades imediatas da empresa, raramente efetuando um planejamento estruturado de longo prazo dos gastos com TI. Espera-se que com a redução dos reflexos da crise econômica no segundo semestre de 2009, as pequenas empresas voltem a realizar investimentos mais expressivos nessa área.
- Expansão dos investimentos