Politec lança DVD e laboratório para deficientes

0

A Politec Global IT Services e a Biblioteca Braille Dorina Nowil inauguraram em Brasília o primeiro Laboratório de Software Livre do Centro-Oeste e Norte do País. O laboratório é voltado para deficientes visuais e contribuirá com a profissionalização de pessoas com necessidades especiais.

Na ocasião será lançado um DVD de sinais de informática em Libras (Língua Brasileira de Sinais), usada por deficientes auditivos. O material será entregue ao Instituto Nacional do Surdo (INES), órgão vinculado ao Ministério da Educação, para inclusão dos sinais no Dicionário Brasileiro de Libras e para utilização nos cursos do Centro Educacional da Audição e Linguagem (Ceal).

O DVD foi produzido pelo programa de responsabilidade social Politec Solidária em parceria com o Ceal, o Brasília Java Users Group (DFJUG) e a produtora Olhar Multimídia. Traz imagens das aulas de informática em Libras e tem o objetivo de resgatar os sinais criados em cursos anteriores e atender às leis de apoio ao deficiente auditivo.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem hoje no Brasil mais de 6 milhões de deficientes auditivos. Só no Distrito Federal são aproximadamente 61.300 pessoas. Considerando os estudos da Organização mundial de Saúde 3,4% dos brasileiros têm algum grau de surdez.

Ao longo desses 7 anos a Politec Solidária, o CEAL e o DFJUG vêm trabalhando juntos para oferecer formação profissional e, conseqüentemente, cidadania para jovens surdos do DF. Atualmente, está em andamento a turma de Manutenção e Configuração de Micro, com sete alunos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.