A Politec Global IT Services e a Biblioteca Braille Dorina Nowil inauguraram em Brasília o primeiro Laboratório de Software Livre do Centro-Oeste e Norte do País. O laboratório é voltado para deficientes visuais e contribuirá com a profissionalização de pessoas com necessidades especiais.
Na ocasião será lançado um DVD de sinais de informática em Libras (Língua Brasileira de Sinais), usada por deficientes auditivos. O material será entregue ao Instituto Nacional do Surdo (INES), órgão vinculado ao Ministério da Educação, para inclusão dos sinais no Dicionário Brasileiro de Libras e para utilização nos cursos do Centro Educacional da Audição e Linguagem (Ceal).
O DVD foi produzido pelo programa de responsabilidade social Politec Solidária em parceria com o Ceal, o Brasília Java Users Group (DFJUG) e a produtora Olhar Multimídia. Traz imagens das aulas de informática em Libras e tem o objetivo de resgatar os sinais criados em cursos anteriores e atender às leis de apoio ao deficiente auditivo.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem hoje no Brasil mais de 6 milhões de deficientes auditivos. Só no Distrito Federal são aproximadamente 61.300 pessoas. Considerando os estudos da Organização mundial de Saúde 3,4% dos brasileiros têm algum grau de surdez.
Ao longo desses 7 anos a Politec Solidária, o CEAL e o DFJUG vêm trabalhando juntos para oferecer formação profissional e, conseqüentemente, cidadania para jovens surdos do DF. Atualmente, está em andamento a turma de Manutenção e Configuração de Micro, com sete alunos.