Por que monitorar um ambiente de TI?

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A complexidade das tecnologias da informação é diretamente proporcional à complexidade das organizações de TI. Atualmente, administrar uma organização de TI exige a adoção de vários padrões (CobiT, ITIL, CMM, PMI etc.), confundindo alguns gestores com tantas siglas e levando a uma reflexão: quanto da expertise de TI esta sendo aplicado nas atividades-fim da organização? É notório que a TI atua para atender aos requisitos de negócios, porém uma gestão pouco eficaz de seus recursos pode comprometer toda a empresa.
Definindo e acompanhando parâmetros, é possível avaliar continuamente a performance do negócio e corrigir desvios do plano original para atingir os objetivos planejados. Neste sentido, os problemas mais comuns, que impedem uma gestão eficiente de TI são: sobrecarga de informações, escassez de tempo, excesso de decisões, déficit de atenção.
Assim, vale a pena se perguntar: por que necessito de um sistema para monitorar meu ambiente de TI? Alguns motivos:
*Identificar problemas rapidamente;
*Identificar o impacto da indisponibilidade nos seus negócios;
*Priorizar problemas, alocando equipes e focando esforços nos incidentes de maior impacto no negócio;
*Implantar ou automatizar os processos do ITIL;
*Informar aos responsáveis, imediatamente, agilizando medidas de contingência;
*Prover relatórios de negócio e técnico em tempo real;
*Alertar preventivamente falhas em serviços críticos, antes de causar impacto no negócio;
*Otimizar investimentos em sua área de informática;
*Demonstrar o valor da operação de TI a sua empresa;
*Entender e tratar a complexidade do ambiente de informática a partir de uma única ferramenta.

Então, as regras básicas para uma monitoração eficiente são:
*Gerencie por Objetivos – Defina os indicadores chave de desempenho e estabeleça os elementos a serem monitorados por metas de SLA e de desempenho;
*Gerencie por Exceções – Calcule o valor dos indicadores chave de desempenho e compare com o que foi planejado ou com o que foi comprado;
*Gerencie por Fatos – Analise as exceções com base no registro de informações reais, sem manipulação de informações;
*Gerencie as Ações – Tome ações imediatas e assertivas de correção do desempenho e notifique os tomadores de decisão das exceções, ou seja, todo equipamento ou serviço que foge à regra, a fim de mapear a operação de toda a infra de TI.

Durval Clemente é diretor executivo da Agtech.

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