As vendas de tablets na América Latina este ano devem girar em torno de 100 mil unidades, prevê o analista internacional do Gartner, Tuong Nguyen. Trata-se de uma quantidade pequena frente à projeção de 19,5 milhões de unidades vendidas no mundo inteiro em 2010. Segundo o executivo, a estimativa não leva em conta aparelhos trazidos do exterior por turistas brasileiros ou comercializados no mercado negro. Para 2011, Nguyen acredita que o mercado latino-americano deve dobrar, alcançando 200 mil tablets vendidos, enquanto no mundo serão 54,8 milhões. Em 2014, as vendas mundiais atingirão 208 milhões de unidades. O Gartner não tem projeções especificamente para o mercado brasileiro de tablets porque ele ainda é muito pequeno.
Além do Samsung Galaxy Tab, lançado recentemente pelas quatro grandes operadoras móveis brasileiras, e do iPad da Apple, que está finalmente chegando ao País esta semana, espera-se que outros modelos de tablets apareçam no mercado nacional no começo de 2011. A brasileira Positivo está entre as empresas que estudam entrar nesse segmento, mas ainda não revela como será seu primeiro tablet e nem quando será lançado. É provável que feche parceria com alguma OEM asiática, tal como fez para o lançamento de seu e-reader, o Alfa.
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