Depois de quase seis meses de atraso, a Google Editions, loja virtual de livros do site de buscas, deve ser lançada nos Estados Unidos até o fim deste ano. Reportagem publicada na terça-feira, 30, pelo The Wall Street Journal, informa que o Google já começou a discutir contratos com editoras e detentoras de direitos autorais para a inauguração da loja.
A livraria virtual havia sido anunciada para meados deste ano, no verão do Hemisfério Norte, mas, segundo Scott Dougall, um dos diretores de produtos do Google, a companhia vinha enfrentando problemas legais com as editoras e livrarias, por isso atrasou tanto (veja mais informações em "links relacionados" abaixo). Em entrevista ao jornal americano, Dougall confessou que o Google não queria lançar um produto que não estava nem perto de ficar pronto.
De acordo com a página oficial da Google Editions, que já está no ar, mas que mostra apenas alguns textos de apresentação, os livros que serão vendidos ainda não foram definidos, tampouco como será a partilha da receita das obras entre o Google e as editoras. No entanto, o site já indica que os livros eletrônicos custarão 80% a menos que o menor preço oferecido pelas edições impressas. A versão para usuários de fora dos EUA deve ser anunciada pelo Google até o fim do primeiro trimestre do ano que vem.
- E-books