Só um terço da população usa serviços de governo eletrônico

0

O uso de serviços de governo eletrônico, o chamado e-Gov, ainda é maior entre as empresas brasileiras do que pela população. Enquanto a utilização da internet como canal de obtenção de serviços públicos é adotada por 35% dos brasileiros, nas empresas brasileiras 79% disseram que usaram ao menos um dos serviços nos últimos 12 meses. Os dados fazem parte da pesquisa TIC Governo Eletrônico divulgada nesta quarta-feira, 1º, pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br).
O levantamento também evidencia a falta de prática dos brasileiros no uso do e-Gov: 50% dos indivíduos disseram ter utilizado um ou dois serviços nos últimos 12 meses, enquanto 15% fizeram uso de três serviços, 10% de quatro serviços, 6% de cinco e 5% de seis serviços, e outros 5% de mais de dez serviços.
A questão cultural e o baixo índice de inclusão digital foram apontados como os principais entraves para o uso de governo eletrônico pela população de maneira mais intensa. O resultado disso é que o meio de acesso aos serviços públicos mais utilizado continua sendo o atendimento presencial, com a preferência de 60% dos indivíduos entrevistados, embora o acesso on-line (35%) já supere o uso das centrais de atendimento telefônico dos órgãos de governo, citado por 8% dos participantes da pesquisa.
Entre os usuários do e-Gov, 91% disseram que estão satisfeitos ou muito satisfeitos em relação aos serviços de governo oferecidos pela internet, mas a pesquisa mostra que muitas funcionalidades são poucos exploradas. Outro dado revelado pelo estudo é que o uso do e-Gov é mais intenso na busca de informação sobre serviços – prática citada por 90% dos usuários – do que efetivamente para a realização de transações, que atinge 61% das pessoas que acessam recursos de governo eletrônico.
Para a realização dos estudo, o Cetic.br entrevistou 3 mil pessoas com idade a partir de 16 anos, e 650 empresas, em 157 municípios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.