Os preços dos produtos comercializados pela internet registraram deflação de 9,6% entre janeiro e novembro, segundo o índice Fipe Buscapé, lançado nesta quinta-feira, 1º, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com o site de comparação de preços Buscapé. O novo índice será divulgado mensalmente e medirá a variação de preços dos cerca de 11 milhões de produtos, de dez categorias, à venda rede mundial.
A avaliação revela que os produtos de fotografia puxaram a deflação, registrando queda de 21,8% nos preços durante o período. Em seguida, com recuos de 19,6% e 13,4%, apareceram os produtos de telefonia e eletrônicos. Já os produtos de informática tiveram redução de preços de 6,1%.
De acordo com o professor Sérgio Crispim, da Fipe, as dez categorias de produtos vendidos pelo comércio eletrônico acompanhadas pelo índice Fipe Buscapé devem representar cerca de R$ 270 bilhões em consumo das famílias brasileiras em 2011 e os 156 produtos monitorados diretamente, em torno de R$ 150 bilhões. Segundo a Fipe o e-commerce nacional deverá crescer 39,1% neste ano, em relação a 2010, gerando R$ 18,7 bilhões em receitas.