Final de ano: o momento mais movimentado para os varejistas

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A Black Friday movimentou bilhões de reais no Brasil em 2018 e isso se deveu também ao aumento anual do número de consumidores que aproveitaram para fazer as compras por um preço muito mais vantajoso, seja para presentes de fim de ano, seja por impulso pessoal.

Porém, a Black Friday é apenas o começo de uma ação que tem como objetivo impulsionar o varejo nacional, no fim do ano. Essa força tarefa de promoções relâmpago e liquidações planejadas, também garante oportunidade para micro e pequenos varejistas, que além de quererem renovar o seu estoque, podem aproveitar para aumentar o alcance de sua marca e capitalizar em cima de um grande volume de vendas.

A temporada de vendas começa em novembro com ápice para a Black Friday durante o mês e termina apenas após o ano novo. Conforme levantamento do Google, esse período ganha ainda mais movimento por coincidir com a chegada do 13º salário. Sendo assim a oportunidade para realizar vendas é grande e mais ainda para os pequenos e micro negócios, que com esse grande giro de estoque conseguem investir em novos produtos.

Para os próximos picos deste longo período que ainda inclui a Cyber Monday (26/11), Natal, Ano Novo e até mesmo o saldão de ano novo, é recomendada uma análise diária do fluxo de caixa e da rotação de estoque, principalmente. Dessa forma é possível identificar oportunidades, quais produtos entrarão nas próximas promoções e liquidações, a margem de desconto, qual investimento em marketing será feito para divulgar as promoções. Todos esses são fatores essenciais para o empresário garantir a boa saúde financeira do seu negócio.

O acompanhamento diário das finanças do negócio faz com que o varejista tenha segurança na tomada de decisões e, com isso, pense nas promoções relâmpago de forma estratégica, para não colocar em risco seu patrimônio.

Para isso, sistemas de gerenciamento financeiro, como o QuickBooks, são grandes aliados dos pequenos e microempresários. Com uma interface fácil e objetiva, o sistema otimiza os processos de contabilidade e gestão financeira, dando para o empresário um controle maior do seu negócio e mais tempo para pensar em estratégias para todo esse período de vendas.

Meu recado para os varejistas nas vésperas da fase mais rentável do ano para o comércio nacional é de certificar-se sempre de que está tomando a melhor decisão possível para o negócio, o que só é possível a partir do controle financeiro constante. É dessa forma, que o varejista aproveita o período pós Black Friday para atingir o seu objetivo, seja ele vender mais, renovar mercadorias, aumentar o alcance da marca ou os três objetivos combinados, e começar 2019 no melhor momento possível.

Lars Leber, country manager da Intuit Brasil.

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