Como advogados podem alavancar suas carreiras no ambiente digital?

0

O nosso país conta atualmente com 1,3 milhão de advogados e segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deve ultrapassar a marca de 2 milhões até o ano de 2023. A tendência é apontada devido ao crescimento no número de profissionais no mercado todos os anos. Além disso, o Brasil possui a maior proporção de advogados por habitante, sendo um advogado para cada 170 habitantes.

Essa crescente de advogados no país estimula ainda mais a competitividade, porque depois de passarem na tão temida prova da OAB, o que os profissionais mais querem é começar a atuar de fato. O empreendedorismo digital pode ser um caminho para que advogados consigam se destacar, utilizando ferramentas e recursos da internet a favor de potencializar e alavancar suas carreiras.

No entanto, é preciso tomar cuidado. Ter uma presença forte digitalmente para o seu escritório de advocacia ou para a sua carreira requer responsabilidade, e tratando-se de advocacia, não são todos os posts que são aceitos. De acordo com o Código de Ética da OAB, no que se refere ao Marketing Digital, não é permitido que os advogados utilizem os meios digitais para fazer propagandas diretas de seus trabalhos e passar valores para eventuais clientes.

Por outro lado, os profissionais estão liberados para falar dos mais variados assuntos relacionados à área do direito de maneira didática, sempre focando em esclarecer as dúvidas do público-alvo, para que seja criada uma interação e possa ser desenvolvida uma relação entre as partes. Ao transmitir confiança, transparência e seriedade, por meio de postagens de maneira regular e constante, é possível começar a ter sucesso.

No entanto, mesmo tendo perfis públicos para buscarem inspiração e ideias, muitos advogados não sabem por onde começar, justamente por não possuírem as habilidades necessárias para ingressarem neste universo digital altamente lucrativo por conta própria. Mas calma, vocês não estão mais sozinhos! Hoje em dia, é possível encontrar caminhos que podem ajudá-los a contornar essa situação.

Apenas 15% dos advogados, profissionais e empresas dizem que estão totalmente integrados com o mundo digital, mas ainda é tempo de mudar isso. A plataforma de ensino do Mercado Digital para Advogados, Você.Expert para Advogados, revela um mapa para se obter êxito com ferramentas e recursos digitais. Nesse mercado em ascensão, sai à frente quem se posiciona bem no ambiente digital.

A internet oferece um enorme leque de possibilidades, que podem confundir e até mesmo assustar quem não está acostumado com um turbilhão de informações. Por essa razão, reforço que apostar na capacitação profissional é a resposta para se sobressair no meio digital, conseguindo filtrar e também identificar o que é melhor e qual trabalho faz mais sentido para o tipo de conteúdo que você quer entregar.

Desta forma, advogados recém-formados não precisam ficar tão dependentes de uma contratação de grandes escritórios de advocacia para construírem suas respectivas carreiras. Pode-se criar e gerar autoridade online mesmo que outras portas estejam fechadas. E os profissionais mais experientes na área do direito, assim como escritórios de advocacia, por sua vez, possuem a oportunidade de se alavancarem no ambiente digital, expandindo horizontes ao mesmo tempo que se mantêm atualizados com as novidades trazidas pelo mercado tecnológico. 

Candice Pascoal, criadora e apresentadora da plataforma de ensino Você.Expert.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.