Com o objetivo de engajar marcas, indústrias, designers, startups e universidades e trazer inteligência coletiva para o desenvolvimento sustentável de embalagens, a Braskem lançou recentemente o Cazoolo, o lab de design de embalagens circulares da empresa.
Como parte da estratégia para engajamento e atração de stakeholders que buscam apoio para desenvolver embalagens com melhor impacto ambiental e mais circulares, a companhia lançou o portal do Cazoolo, que contou com o apoio de uma série de parceiros, entre eles a ilegra, empresa global de inovação, design e software. O objetivo é que o site ajude a atrair o público-alvo para conhecer o espaço físico, localizado na capital paulista, bem como motivá-lo a fazer parcerias.
O resultado é um site dinâmico no qual parceiros podem inscrever seus projetos sustentáveis e ideias inovadoras. O Cazoolo é um espaço aberto e colaborativo para quem está envolvido no desenvolvimento de embalagens e queira trazer mais sustentabilidade e circularidade para o seu projeto. "Com o portal, a Braskem espera se aproximar de novos segmentos e trazer também inovação ao mercado de economia circular a partir da co-criação com parceiros", Yuri Tomina Carvalho, líder do Cazoolo.
Com um prazo de seis semanas para planejar, executar e colocar o portal no ar, o time de Digital Design and Innovation (DDI) da ilegra teve como desafio inicial entender o quanto os temas de economia circular e práticas de ESG impactam o consumidor final, que está mais informado e, portanto, mais exigente. Uma das etapas do projeto foi a realização de uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o comportamento dos stakeholders em relação à economia circular, consumo de conteúdo e relação com a Braskem.
Dos 113 respondentes, dos segmentos de Indústria, Bens de Consumo e P&D ou Engenharia, 45% ocupam posição sênior ou de gerência, cerca de 50% consomem notícias jornalísticas e/ou newsletters de outras empresas e 46% não possuem nenhum projeto com a Braskem. Com base no levantamento, concluiu-se que o portal precisaria ter autoridade em economia circular e levar os visitantes a perceber as empresas e marcas como responsáveis e envolvidas em ideias e ações sustentáveis, principalmente depois da pandemia.