Para tentar colocar a empresa nos trilhos do sucesso e obter bons resultados diante da crise financeira, a Dell anunciou uma reestruturação, que passa pela mudança em dois executivos de alto escalão da empresa, além de alterações na estrutura de negócios.
Dessa forma, Mike Cannon deixará o cargo de presidente de operações globais a partir de 31 de janeiro e será sucedido por Jeff Clarke, que acumulará a nova função juntamente com suas responsabilidades de chefe de produto da Dell Business Client Group. Cannon continuará com suas relações com a empresa e trabalhará como consultor.
Outro que deixará a empresa no período será Mark Jarvis, atual chief marketing officer. Ele será substituído por Erin Nelson, ex-vice-presidente de comercialização da Dell Europa, Oriente Médio e África.
Além disso, a Dell anunciou que se organizará em nível mundial em torno de três grandes segmentos de clientes: grandes corporãções, setor público e pequenas e médias empresas (SMB, na sigla em inglês). A empresa ressaltou que o núcleo voltado para os consumidores finais já está organizado em nível mundial.
Segundo a Dell, cada grupo terá mais responsabilidade para responder às necessidades dos clientes e da indústria. "Nos últimos dois anos, temos melhorado significativamente a nossa competitividade, nossa cadeia de abastecimento e o nosso portfólio de produtos. Temos os alicerces para a transição de um negócio global que é executado regionalmente para as empresas que realmente estão organizadas a nível mundial", disse Michael Dell, presidente e CEO da companhia.
"Nosso grupo voltado para consumidores finais provou que uma unidade empresarial integrada pode mover-se com maior agilidade e inovação para responder à evolução das necessidades dos clientes, e agora os nossos núcleos de grandes empresas, setor público e SMB serão mais bem posicionados para fazer o mesmo", acrescentou Dell.
A empresa pretende alinhar os seus relatórios financeiros externos e internos com a nova estrutura durante a primeira metade do seu ano fiscal de 2010, que começa em fevereiro.
- Mudança estrutural