Em dezembro, o Facebook ultrapassou a marca de 300 milhões de usuários que acessam a rede social por meio de aplicativos móveis. Isso representa cerca de 40% dos seus 800 milhões de perfis cadastrados, de acordo com pesquisa feita pela Enders Analytics.
Os dados são relevantes porque, no modelo atual, tanto os aplicativos para smartphones da rede social quanto a versão para navegadores de internet móvel não exibem anúncios, principal fonte de receita do Facebook. Isso significa que uma parcela significativa de internautas acessam a rede social sem se expor à publicidade. É importante ressaltar que a pesquisa não mensura se tais pessoas também acessam a rede social da maneira tradicional, via navegador.
Ao cruzar os dados oficiais do Facebook, datados de setembro de 2011, com os números da pesquisa referentes ao mesmo mês, a Enders Analytics estima em 350 milhões os usuários móveis da rede social, sendo 250 milhões via aplicativos e 100 milhões que utilizaram o site via navegador móvel. No último trimestre do ano passado, a pesquisa indicava que a rede social ganhou 50 milhões de novos usuários de aplicativos.
As plataformas dominantes são o iPod Touch e o iPhone, com 100,4 milhões de usuários mensais, seguidas do Android, com 87,8 milhões.