O mercado global de produtos e serviços relacionados à inteligência artificial (IA) está em expansão, com projeção de alcançar US$ 990 bilhões em 2027, de acordo com o quinto Relatório Global de Tecnologia da Bain & Co. Esse crescimento reflete a rápida adoção da tecnologia por empresas e economias em transformação. O levantamento aponta, ainda, que o mercado de serviços e hardware relacionados à IA deve registrar um aumento anual entre 40% e 55%, tendo partido de US$ 185 bilhões em 2023.
O avanço da IA generativa é um dos principais motores dessa evolução. Segundo a Menlo Ventures, os investimentos nessa área cresceram 500% em 2024, saltando de US$ 2,3 bilhões para US$ 13,8 bilhões. Já para 2025, a IDC prevê que os investimentos globais em IA ultrapassem US$ 204 bilhões, impulsionados por aplicações que vão de chatbots a automação de processos, análise preditiva e sistemas de reconhecimento.
Essa popularização se deve à capacidade da tecnologia de otimizar processos, aumentar a eficiência, personalizar atendimentos e reduzir custos. Além disso, o impacto da IA generativa não se limita ao presente, 2025 promete ser um marco para a consolidação e evolução dos agentes de IA, uma das principais tendências tecnológicas apontadas pela Gartner – que estima que, até 2025, mais de 80% das grandes empresas terão integrado soluções com essa tecnologia em seus processos.
Explicando sobre essa tendência, os agentes são sistemas inteligentes baseados em GenAI capazes de tomar decisões e realizar tarefas de forma autônoma. Para André Palma, CEO da Zup – empresa de tecnologia do grupo Itaú Unibanco –, o setor de software está liderando a adoção dessa tecnologia, o que demonstra um potencial de maior maturidade e avanços mais rápidos.
"Na Zup, enxergamos os agentes de IA como um passo natural na evolução da IA generativa, trazendo eficiência com qualidade e impacto real nos negócios. Na StackSpot AI, nossa plataforma multiagentes para desenvolvimento de software, estamos viabilizando soluções que vão além de resolver desafios atuais, pavimentando o caminho para um futuro mais competitivo e inovador. Já temos mais de 400 agentes desenvolvidos pelos usuários, sendo uma colaboração entre tecnologia e pessoas criando assim uma nova forma de trabalhar e gerar resultados", explica Palma.
Com 2024 marcado por avanços significativos e a consolidação de casos de sucesso em inteligência artificial, as expectativas para 2025 indicam um cenário ainda mais promissor. À medida que empresas de diferentes setores integram a IA em suas operações, a tecnologia segue como um motor de transformação, oferecendo inovação, eficiência e resultados tangíveis. A busca por ROI comprovado e a ampliação das aplicações estratégicas prometem levar a inteligência artificial a um novo patamar de maturidade e escala, reafirmando seu papel essencial no desenvolvimento de mercados mais dinâmicos, competitivos e sustentáveis.