A APC agregou a oferta de serviços de turn key (chave na mão), ou seja, assessoria e consultoria para o desenvolvimento de projetos. Os engenheiros de campo da empresa visitam o site do cliente e fazem uma análise do ambiente, avaliando as condições atuais do data center em detalhes. Um exemplo é medindo a potência e a energia consumida por cada equipamento do site.
"Orientamos nossos clientes e auxiliamos na escolha do sistema de no-break ideal para proteção dos equipamentos de TI, o tipo e a capacidade de ar condicionado necessários para que não haja desperdício de energia, e lhes alertamos caso haja necessidade de obra civil nas instalações para maximizar o desempenho do site", conta Jesús Carmona, country general manager da APC no Brasil.
Os serviços incluem também a elaboração do projeto de construção ou expansão do data center e instalação do ambiente, estendendo-se também aos equipamentos de outros fabricantes, como grupo geradores, sistemas de alarme de incêndio, dispositivos de supervisão predial, entre outros.
"Os clientes passam a trabalhar com apenas um fornecedor em toda a obra, o que resulta em economia de tempo, de recursos próprios e de custos do projeto", complementa o executivo.