Os serviços de webmail e mensagens instantâneas da Microsoft são os mais populares do Brasil, segundo levantamento da empresa líder em medição do mundo digital comScore. Apesar dessa liderança, o Google, o seu arquirrival, vem registrando crescimento acelerado no país no serviço de e-mail.
Em dezembro do ano passado, de acordo com a empresa de pesquisas, mais de 24 milhões de visitantes únicos no Brasil, com 15 anos ou mais anos de idade, acessaram sites de e-mail de suas residências ou locais de trabalho, número 18% superior em relação ao mesmo mês de 2008.
Desse total, o Hotmail, serviço de e-mail da Microsoft, registrou 20 milhões de visitas, alta de 18%. O Google, porém, obteve crescimento mais expressivo, totalizando 8,4 milhões de acessos ao site do Gmail, um aumento de 51%. Em terceiro lugar ficou o site de e-mail do Yahoo, que somou 7,1 milhões de visitas, expansão de 20%, seguido pelo sistema de correio eletrônico do UOL, que cresceu 14%, fechando dezembro com 3,9 milhões de acessos.
Já em relação aos serviços de mensagens instantâneas, o Brasil registrou 22,4 milhões de usuários em dezembro do ano passado, o que representa um aumento de 5% na comparação anual. A Microsoft, que também domina com folga nesse serviço, respondeu por nada menos que 21,5 milhões do total de acessos, número 2% superior na comparação com dezembro de 2008. Em segundo lugar ficou o Ebuddy, que contabilizou crescimento de 330%, com 1,8 milhão de visitantes. O Gtalk, do Google, registrou declínio de 5% no período e teve apenas 162 mil usuários em dezembro.
- Disputa acirrada