Hospital Lifecenter adota solução de gestão estratégica

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O Hospital Lifecenter, de Belo Horizonte, segundo a secretaria de saúde de Minas Gerais, está consolidado como um dos mais modernos do país para a realização de procedimentos de alta complexidade. Conta com 174 leitos de internação, 1500 funcionários, entre os quais 600 são médicos, Pronto Socorro 24 horas com plantão nas especialidades de cirurgia geral, neurologia, ortopedia, clínica médica, cardiologia, cirurgia plástica, otorrinolaringologia e oftalmologia.
Mas, mesmo com essas referências, o hospital mineiro não interrompeu seus investimentos. Com o objetivo de tornar mais ágil e otimizar tais procedimentos, além de melhorar a produtividade, a instituição implantou no final de 2010, a solução Tasy, da Wheb Sistemas, plataforma para gestão de informações. "O Hospital Lifecenter sempre teve uma demanda por rapidez e eficiência. Portanto, resolvemos investir em um sistema que garantisse a confiabilidade das informações, além de proporcionar aos gestores uma visão global da instituição", diz Cleber Amorim, gerente do Departamento de Informática do Hospital.
Amorim explica que antes de adotar o sistema foi feita uma pesquisa de mercado durante todo o ano de 2010, com testes de duas soluções completas e outra dividida em módulos que se agregariam ao sistema atual. Porém, esta ultima opção não tinha foco na estratégia da empresa, na consolidação das informações para tomada de decisão. Era apenas operacional. "Não consideramos essa a melhor opção, e após essas análises chegamos a conclusão de que a solução Tasy poderia atender em um tempo mais rápido as metas que a direção havia traçado para 2011."
Antes da solução, não havia na instituição uma gestão automatizada que pudesse aferir corretamente a produção hospitalar, ou seja, o que o hospital produzia em relação a consumo dos pacientes não era faturado na sua efetiva competência, o que dificultava a cobrança das fontes pagadoras. O gerente acredita que em torno de 20% do que a instituição poderia estar gerando de receita naquele setor era perdido. Agora com os processos se integrando existe um controle maior dessa produção possibilitando maior eficiência na gestão financeira.
O investimento de R$ 1 Milhão no sistema de gestão foi dividido em 36 meses, equivalendo a aproximadamente R$ 330 mil por ano de aporte na solução, sendo que 70% desse valor estão sendo investido no primeiro ano do projeto.
Metas traçadas
Os resultados traçados pela direção do Lifecenter com a solução são: agilizar processos operacionais e administrativos, contribuindo para o aumento da qualidade dos serviços; e apresentar informações gerenciais seguras e rastreáveis. Isso tudo para possibilitar o acompanhamento do desempenho financeira da instituição, como eficiente instrumento de apoio às tomadas de decisão. "O grande ganho da solução, até esse momento, foi a integração de todos os módulos, seja ele, operacional, financeiro ou assistencial", conclui Amorim.
"O mercado de saúde de Minas Gerais é um dos mais exigentes do país e, por isso, adotamos um sistema que pudesse atender, com excelência, a todas as demandas. O Tasy permitirá um grande avanço tecnológico ao Hospital Lifecenter", afirma Michel Eduardo, diretor-presidente da instituição hospitalar.
Ele exemplifica que além da área financeira, onde o sistema permitirá um controle contábil, minimizando os riscos fiscais, também agirá no Departamento de Gerência Assistencial, possibilitando uma melhoria da rede de apoio ao médico, com a automatização dos processos e, consequentemente, melhoria da qualidade e segurança dos serviços oferecidos ao paciente. No setor de custos e orçamento, será possível gerenciar o mix de produtos do Hospital, assim como o controle de gastos e receitas da instituição.
Outras possibilidades de ganho ainda estão sendo estudadas. Uma das metas do Hospital é incluir a integração do Tasy com os equipamentos médicos de monitoramento de sinais vitais dos pacientes e a melhoria da logística de atendimento do corpo clínico com a utilização de palms. O Hospital Lifecenter implantará nesse ano os módulos de controladoria e financeiro, custos e orçamento, logística de suprimentos, gestão estratégica (Balanced Scorecard, indicadores e qualidade), prontuário eletrônico e sistematização da enfermagem.
Em novembro último foi iniciada a implementação, e a estimativa é que 100% dos colaboradores estejam treinados e conectados ao sistema até maio de 2011. A estimativa inclui também o tempo de treinamento para os funcionários, disponibilizado pela própria Wheb Sistemas.
Outro ponto que o hospital está buscando cobrir é a redução do consumo de energia adequando toda a estrutura tecnológica do hospital para a utilização de monitores LCD LED, um processo de TI Verde que pretende reduzir em 60% o gasto de energia do parque de informática da instituição.
Solange Plebani, diretora comercial da Wheb Sistemas – um dos principais fornecedores de sistema de gestão em saúde do Brasil – destaca que a implantação do sistema Tasy no Hospital Lifecenter priorizará o investimento em novas tecnologias e inovações realizadas nos últimos anos, a fim de melhorar o fluxo operacional, os resultados financeiros e o atendimento dos pacientes. "A parceria entre nossas empresas transformará o Lifecenter em uma referência nacional no uso da tecnologia de informação em saúde", diz.
Cléber Amorim explica que, quando se automatiza um processo hospitalar, o paciente ganha qualidade na assistência, não substituindo o trato e a condição humana, mas aumenta o índice de assertividade da ação assistencial e a velocidade com que se geram os resultados para o cliente.
"E, indiretamente, quando se automatiza processos administrativos, você tem uma instituição com uma saúde financeira melhor, os investimentos na área assistencial são mais seguros, porque o hospital tem mais controle da sua saúde financeira", finaliza Amorim.

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