A produção industrial brasileira registrou queda de 0,7% na comparação de dezembro com novembro, puxada principalmente pela retração do setor de material eletrônico e equipamentos de comunicações, com queda de 13,3% no período, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 2, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A exceção foi o segmento de máquinas para escritório e equipamentos de informática, que teve desempenho positivo, com expansão de 3,9%, na mesma comparação.
Já quando confrontado o mês dezembro de 2010 com igual período de 2009, a produção industrial nacional teve aumento de 2,7%. O destaque ficou com o segmento de máquinas para escritórios e equipamentos de informática, que cresceu 15,1%.
No acumulado de 2010, a produção industrial brasileira teve crescimento de 10,45%, o maior avanço registrado desde 1986. Os setores de material eletrônico e equipamentos de comunicações e de máquinas para escritório e equipamentos de informática tiveram alta de 7,5% e 13,8% no período, respectivamente.
- Negativo