O Yahoo pode vender a participação que detém em operação no Japão nas próximas semanas. Rumores que circulam no mercado financeiro dão conta que a companhia americana está em negociações com o Softbank, conglomerado japonês de telecomunicações e internet, para tentar concretizar o negócio. Apesar de usar o mesmo nome, o Yahoo Japão não é uma subsidiária do Yahoo, mas uma empresa com estrutura acionária independente. Segundo informações do The Wall Street Journal, o Yahoo tem 30% de participação na companhia japonesa, fatia avaliada em 560 bilhões de ienes – o equivalente a US$ 6,88 bilhões.
De acordo com o jornal americano, o Softbank, que seria o principal interessado no negócio, detém 41,9% do Yahoo Japão, por isso ainda não se sabe se a transação será feita por meio da compra direta da participação ou da troca de ações. Em comunicado, o Softbank declarou que não está interessado em comprar a parte do Yahoo no Yahoo Japão.
Os boatos chamaram a atenção de investidores para as relações entre o Yahoo e a companhia chinesa de comércio eletrônico Alibaba. A empresa americana, hoje, tem cerca de 40% na companhia chinesa e especula-se que as duas já conversaram sobre uma mudança nessa estrutura. Não se sabe, porém, qual é o teor das discussões. O Softbank também é um dos acionistas do Alibaba. Com informações do Financial Times.
- Abandono