O Twitter traçou os principais objetivos para o médio prazo: amadurecer e desenvolver formas de monetizar o negócio para poder entrar com o pedido de abertura de capital. Mas o caminho para isso, ao que parece, ainda é longo. De acordo com a empresa de pesquisa eMarketer, a receita da rede de microblogs com anúncios online totalizou US$ 139,5 milhões no ano passado. Na comparação com o Facebook, fundado dois anos depois, o valor 22 vezes menor.
O CEO do Twitter, Dick Costolo, admitiu ao The Wall Street Journal que a empresa não estará pronta para uma oferta inicial de ações (IPO) até que mostre crescimento sólido na receita, característica que pode não acontecer nos próximos anos. Ele explica isso como uma "deliberação de terceiros" para consolidação da companhia. "Quando as empresas começarem a entender nosso negócio, vão entender que a coisa certa a se fazer é utilizar nossa rede", afirmou.
Os próximos meses serão decisivos para a montagem de uma estratégia sustentável. O Twitter tem criado lentamente alguns formatos de anúncios em sua plataforma, ao preço de até US$ 120 mil por dia para inclusão de marcas entre resultados de buscas e tópicos de destaque, chamados de trending topics. A justificativa dos executivos a respeito da demora é "não irritar os usuários com a publicidade" em meio às atualizações.
A grande aposta para alavancar a publicidade online é a proximidade das eleições presidenciais dos Estados Unidos, cujo uso da rede de microblogs deve aumentar exponencialmente, já que é um dos mecanismos mais usados pelos candidatos. Além disso, a empresa está se aproximando de pequenos empresários com interesse de uso da plataforma. Nesta semana, o Twitter também passa a inserir anúncios em aplicativos em dispositivos móveis, entre eles, o iPhone.
Equipes de venda estão sendo montadas para oferecer planos de anúncios, inclusive internacionais, em Detroit e Los Angeles, nos Estados Unidos. Pessoas ligadas ao assunto afirmaram que, no total, são 120 pessoas trabalhando intensamente nessa área.