O início do período de entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoas Físicas (IRPF) 2015, nesta segunda-feira, 2, começou com lentidão devido ao número elevado de contribuintes que acessaram a página para fazer o download do programa. No início da tarde, porém, os problemas foram superados e a Receita Federal já havia recebido 86 mil declarações até às 17h. Este ano, cerca de 27,5 milhões de contribuintes devem prestar contas ao Fisco.
A Receita informou também que foram liberados, juntamente com o PGD os aplicativos para dispositivos móveis, cuja disponibilização no Google Play e App Store depende exclusivamente de rotinas das respectivas empresas.
O prazo para entrega da declaração do IRPF 2015 vai até o dia 30 de abril. Quanto antes o contribuinte enviar dos dados corretos à Receita, mais cedo receberá o valor correspondente à restituição. Têm prioridade para receber a restituição pessoas com mais de 60 anos, contribuintes com deficiência física ou mental e com doença grave.
A multa por atraso de entrega é estipulada em 1% ao mês-calendário até 20%. O valor mínimo é de R$165,74. Um passo a passo com cada etapa da entrega está disponível na página da Receita. Basta o usuário clicar em cada ponto para obter mais detalhes.