A Ridian, startup com sede na Cidade do México, anuncia sua chegada ao Brasil buscando tornar-se o principal provedor de serviços de investimento em cripto no país. Após um investimento de US$ 6,2 milhões, a empresa se reforçou nas áreas de engenharia, matemática, cripto, marketing e, principalmente, finanças quantitativas – com profissionais do Google, Citadel, JP Morgan, entre outros, para oferecer aos usuários de criptomoedas uma plataforma com estratégias diversificadas para diferentes perfis de investidores.
O objetivo é tornar o investimento em cripto mais fácil para todos e não apenas para quem já possui conhecimento na área.
Cada estratégia oferece um pacote de investimento responsivo que ajuda os usuários a minimizar os altos e baixos de um mercado 24 horas por dia, 7 dias por semana. Durante as altas, as estratégias automatizadas de quant-trading (trading algorítmico) entram em ação para maximizar os retornos.
A estratégia BTC Target permite que os investidores obtenham exposição ao BTC e USDC durante condições de mercado favoráveis e troquem automaticamente para stablecoins durante desacelerações do mercado, dependendo de fatores como preço e volatilidade.
Já a estratégia Ridian Blue Chip oferece aos investidores uma exposição diversificada às maiores criptomoedas por capitalização (BTC, ETH, BNB, XRP, ADA e outras stablecoins – o número pode variar ao longo do tempo e por corretora) durante a alta e as negocia sistematicamente com stablecoins durante condições desfavoráveis. Ambos os produtos de investimento possuem uma camada extra de segurança e consultoria financeira incorporada.
Os números justificam a chegada: classificado como o 5º país com mais usuários de internet no mundo, o Brasil fica em primeiro lugar quando o assunto é a adoção de ativos digitais na América Latina, segundo estudo da plataforma Cupom Válido com dados do Statista. Além disso, a adoção de criptomoedas na América Latina nos últimos 12 meses foi maior do que em qualquer outra região do mundo. Entre julho de 2021 e junho de 2022, foram R$ 2,9 trilhões em criptomoedas enviadas para a região, um crescimento de 40% em comparação ao período anterior, de acordo com a Chainalysis.
A plataforma funciona da seguinte forma: o usuário que já possui conta em uma ou mais exchanges de criptomoedas pode gerenciar seus investimentos nessas corretoras através da ferramenta da Ridian, selecionando uma das estratégias de investimento. Essas estratégias ativas trazem mecanismos automáticos de gerenciamento de risco para proteger o portfólio do usuário, realizando a troca do criptoativo para um ativo semelhante a dinheiro (uma stablecoin) durante períodos de maior volatilidade e desacelerações do mercado. As atualizações sobre cotações e saldos na plataforma ocorrem de hora em hora atualmente, mas devem passar a ser a cada segundo em breve.
Os serviços da Ridian são gratuitos para todos os usuários.