Post content – A história de criação plataforma E-Peça, e-commerce de peças automotivas, é um exemplo de sucesso das iniciativas de empreendedorismo e da transformação digital que propiciaram o surgimento de novas oportunidades de negócios no Brasil nos últimos anos.
Depois de uma experiência em uma loja de autopeças em 2012 em Curitiba, dois ex-funcionários de uma grande montadora – Raul Wolf Pedroso (CEO) e Sérgio Roberto Spitzner Júnior (CTO) resolveram a partir de 2018 investir na criação de um projeto para atender uma demanda latente que era a venda on line, de forma prática e lógica, de peça de reposição para qualquer tipo de veículos ou máquinas.
"Foi lá que a intenção de vender peças de reposição na internet se mostrou um verdadeiro desafio em vários aspectos. Primeiramente o cadastramento das peças, um processo demorado e complexo, principalmente pela etapa de vínculo entre peça e aplicação no veículo. Depois, a incapacidade das plataformas de e-commerce atuantes no mercado brasileiro em apresentar as informações cadastradas para o consumidor final", relembra Pedroso.
O cadastramento de um grande número de peças se mostrou desafiador, o que consumiu 3 anos de trabalho da E-Peça, uma vez que a empresa teve de adquirir uma máquina fotográfica importada 360º para mostrar em todos os ângulos para encaixe perfeito da peça, aliada as todas suas codificações, inclusive ao número de chassis a que ela se destina, além de todos os modelos de veículos e ano de fabricação que podem receber a peça.
Projeto
Spitzner conta que com apoio da Cloudster, parceiro da Amazon Web Services em Curitiba, implementou a solução usando o AWS Serveless, o que garantiu a performance necessária para a aplicação e um custo viável para que a E-Peça pudesse decolar no mercado.
O projeto piloto começou com front end para uma concessionária de motos no Paraná. Hoje, depois de uma parceria com a Volkswagen, ela evoluiu para uma plataforma completa de e-commerce que contabiliza mais de 51 mil itens cadastrados, gerando mais de 7 milhões de requisições entre a plataforma e as 154 concessionárias da montadora através da nuvem AWS.
"Atualmente a plataforma E-Peça conta com um cadastrador de peças com todos os requisitos exigidos pelo mercado e funcionalidades exclusivas, e um e-commerce totalmente adaptado para guiar o consumidor até a peça buscada, através da codificação que facilita a busca e o trabalho de SEO das revendas" explica Spitzner.
A plataforma funciona com um backoffice fazendo a integração com os sistema de logística da Melhor Envio, pagamento com split e conexão com as plataformas da ERP /DMS de mercado (Linx, Dealer.net, Support, NBS, Invento), respeitando a política comercial por critério geográfico da montadora, que define as regras de divisão de mercado de suas revendas.
Com um cadastro de itens centralizados mantido no RDS da AWS, o back office funciona totalmente automatizado, facilitando a manutenção dos stacks, proporcionando às revendas integração com estoque em tempo real, inclusive com definição da logística para entrega as peças.
Outro ponto importante do front end é sua facilidade de navegação, com filtros que permitem encontrar a concessionária por critérios de distância, de tempo de entrega, menor preço, entre outros. "Ela permite ao cliente encontrar a peça certa para seu veículo. Caso ele faça a compra que envolva várias concessionárias, a plataforma faz o split de pagamentos entre elas automaticamente, usando a solução da Vindi", explica Spitzner.
Para clientes finais que façam suas compras online de autopeças pelo e-commerce Peças.VW, o E-Peça garante também integração dos pedidos com os ERP/DMS das concessionárias. Também oferece conexão direta com os sistemas de atendimento ao consumidor (SAC) via sistema ASC por WhatsApp e de chat (Jivochat).
A plataforma E-Peça também permite a integração de pedidos com origem no Mercado Livre com o DMS das concessionárias, além da criação simplificada de anúncios neste marketplace e a automatização de preço e estoque dos itens neste ambiente.
A maturidade da solução hoje permite a inclusão de uma nova concessionária no sistema em 24 horas, com todas os recursos de gerenciamento administrativo e operacional, como relatórios de vendas, estoque, conciliação financeira, onboarding, analytics, marketing, gerenciamento de fluxo de pedido e integração com Mercado Livre.
Spitzner diz que a plataforma se mantém usando o Serverless da AWS e toda sua performance é monitorada pela Cloudster, que desde criação da E-Peça continua apoiando as melhorias e novos projetos do e-commerce.