Noventa por cento de nossos clientes são multicloud, o que é uma conquista para nós que iniciamos neste mercado quando havia apenas uma opção, e para nossos clientes que aprenderam de nós que o mundo era assim. Felizmente, o mercado evoluiu e hoje existem algumas opções em IaaS e Dados, e muitas em SaaS. Estas opções, além de impulsionar o mercado – concorrência é boa num mercado aberto –, também trouxeram abordagens distintas para os desafios de cada cliente. Se por um lado há identificações óbvias de valor agregado para certos usos em cloud, por outro, há também uma conveniência comercial – notem que não tratei como preço e, sim, como proximidade, contratos vigentes, interesses, além de cloud etc. Caso atualmente você tenha um provedor de telecom, de banco de dados ou software em geral, utilizar a cloud que seu provedor representa ou que seu provedor desenvolveu, claramente tem seus benefícios.
A visão, que não sei ao certo como é que surgiu, de que ser multicloud é ficar mudando de uma para a outra, conforme a bolsa sobe ou desce, desculpe, isto não existe de fato. O ideal é identificar as forças de cada cloud e abraçá-la. Extrair o máximo de benefícios, mas prezando por entender quais são as travas tecnológicas e de contratos de desconto para ter a liberdade de mudar de rumo quando necessário. Afinal, o mundo está sempre mudando e mudar em 1 minuto, como o fenômeno do ChatGPT, que não tem muito a ver com este artigo, ainda.
Voltando ao tema, se multicloud é uma realidade e traz benefícios tangíveis, precisamos falar do gerenciamento dessas nuvens. Ser multicloud significa "multi-ampliar" seus esforços de gestão em termos de contratos, faturamento, suporte e principalmente: FinOps, segurança, performance, continuidade, operações, visibilidade, enfim, trazer tudo o que é executado em uma nuvem e elevar a potência para o número de clouds contratadas. Acreditar que cloud é autogerenciável, é estar negligenciando alguns pilares importantes sobre sua gestão e sobre alguns pontos como: conformidade, FinOps, Segurança, entre outros.
Enfim, multicloud é uma realidade clara e a complexidade de gestão não deve ser negligenciada. Construímos nosso portfólio parar sermos seu parceiro nesse cenário há muitos anos – desde 2014 estamos falando sobre isso.
Maurício Fernandes, CEO da Dedalus.