A RIM, fabricante do BlackBerry, ao que tudo indica não sentiu muito os efeitos da crise econômica mundial. A empresa encerrou o ano fiscal de 2009, encerrado em 28 de fevereiro, com receita de R$ 3,46 bilhões, um crescimento de 84% em relação ao total de US$ 1,88 bilhão registrado no ano anterior.
O lucro da companhia aumentou 26,5% no período, saltando para US$ 518,2 milhões, contra US$ 412,5 milhões contabilizados um ano antes.
Nem no quarto trimestre do ano fiscal, quando a crise atingiu o seu ápice, a empresa sentiu impactos em seu resultado, tanto que registrou incremento de 83,3% na receita, que ficou em US$ 11 bilhões, ante os US$ 6 bilhões obtidos no mesmo período do ano passado.
Já o lucro da RIM no quarto trimestre foi de US$ 1,89 bilhão, 46,5% superior ao resultado de um ano antes, quando a fabricante obteve ganho de US$ 1,29 bilhão.
Para o primeiro trimestre do seu ano fiscal de 2010, que se encerra em 30 de maio, a companhia prevê receita entre US$ 3,3 bilhões e US$ 3,5 bilhões, o que, se confirmado, representará um avanço de 44,6%. Isso mostra que a empresa já deve sentir mais fortemente os sinais da desaceleração econômica, já que seu crescimento será menos acelerado.
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