A SPSS, fornecedora de soluções de data mining e análise preditiva, encerrou 2008 com receita de US$ 302,9 milhões, crescimento de 4% ante os US$ 291 milhões faturados em 2007. Já o lucro saltou 7% na mesma comparação, o qual foi de US$ 36 milhões, contra US$ 33,7 milhões do ano anterior.
No Brasil, a receita total da companhia cresceu 15,06% no ano passado, com destaque para os segmentos acadêmico, de governo e utilities, todos com crescimento acima de 50% no ano.
Entretanto, a empresa deu sinais de que sentiu os efeitos da crise econômica mundial no quarto trimestre e viu sua receia recuar 7% em relação ao mesmo período do ano anterior, para US$ 74 milhões, ante US$ 79,6 milhões obtidos um ano antes.
O lucro da SPSS no quarto trimestre também recuou para US$ 7,8 milhões, 21% inferior ao somado no mesmo período de 2007, quando obteve lucro de US$ 10 milhões.
Para este ano, a companhia acredita que a taxa de conversão cambial continuará tendo efeito negativo sobre os seus resultados e estima uma receita entre US$ 68 milhões e US$ 74 milhões no primeiro trimestre, resultado inferior aos US$ 78,2 milhões de igual período de 2008.
Apesar do atual cenário econômico, Raymond Panza, vice-presidente executivo e principal responsável pela área financeira da SPSS, afirma que haverá aumento na demanda por análise preditiva e que a SPSS realizará investimentos em iniciativas de marketing para elevar as receitas no segundo semestre.
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