As operadoras de telecomunicações serão mais cautelosas em seus investimentos neste ano, por causa da crise econômica mundial. Os gastos com Capex (investimento de capital) das companhias, que totalizaram US$ 282 bilhões em 2008, serão de US$ 272 bilhões neste ano, uma queda de 1,1%, segundo pesquisa do Yankee Group.
Brian Partridge, diretor do Yankee Group e co-autor do estudo, considera que esse momento não será como em 2002, quando o dispêndio de capital do setor despencou repentinamente, por causa do estouro da bolha de telecom. O executivo acredita que desta vez a desaceleração será controlada.
"Celulares e serviços de banda larga deixaram de ser luxo para serem necessidades, e essa é a principal razão pela qual o setor continuará crescendo. A cautela é apenas uma forma de atender as demandas do mercado e se manterem competitivas", explicou.
O estudo mostra que com o declínio dos investimentos das companhias da Europa Ocidental, alguns mercados emergentes, como a Turquia, devem apresentar crescimento.
A América Latina, segundo o estudo, vai apresentar uma redução mais modesta, enquanto a América do Norte terá forte declínio de cerca de 7,3% neste ano.
Já na as empresas que atuam na região da Ásia-Pacífico vão contrabalançar os efeitos da crise. Assim, o crescimento dos aportes na China e da Índia vão minimizar a redução de Capex em países como Coréia do Sul e Taiwan. Com isso, a região como um todo deve elevar em 11,5% os seus investimentos.
- Cautela nos investimentos