A Vasco Data Security, fornecedora de software de segurança especializada na autenticação de produtos e serviços, anuncia que a CDS – Condomínio de Soluções Corporativas, fornecedora e integradora de soluções de negócios, optou pelo autenticador Digipass GO3 combinado com o servidor de autenticação Identikey para fornecer um alto nível de segurança para o Programa de BI Retail desenvolvido para a General Motors no Brasil.
Já disponível em 50 concessionárias da montadora, ele será estendido a outras 150 nos próximos meses e tem como principal objetivo revolucionar o processo de tomada de decisão na área de pós-vendas da GM a partir da gestão de indicadores e do desenvolvimento comportamental de lideranças e de equipes. Empregando ferramenta de Business Intelligence (BI), o programa permite gerenciar de forma mais precisa o comportamento dos clientes e os indicadores financeiros de modo a agregar valor às campanhas realizadas tanto para o público interno como externo.
“É nossa preocupação constante garantir aos nossos clientes que suas informações estejam seguras e que o acesso a elas possa ser restrito somente a pessoas autorizadas. O emprego do token Vasco Digipass GO3 nos permite isso e hoje ele está integrado ao nosso sistema de BI e presente na rede de concessionárias GM em todo o Brasil”, comenta Luciano Mendes, gerente de Inteligência e Performance da CDS. “Antes, cada usuário possuía um identificador e uma senha de acesso ao sistema que, apesar de ser única e intransferível, abria margem para eventuais perdas ou utilização por uma pessoa não credenciada. Com o GO3 da Vasco criamos mais uma camada de autenticação”, acrescenta.
A solução combina o hardware Digipass com o servidor Identikey Server 3.0 da Vasco para validar a senha segura de uso único (One Time Password – OTP) gerada através do protocolo SOAP (Simple Object Access Protocol). O Identikey Server foi concebido para apoiar a implantação, utilização e administração dos autenticadores Digipass.
Entre os benefícios gerados pela adoção do Vasco Digipass GO3 estão, segundo Mendes, uma maior sensação de segurança e o aumento da confiança no sistema. Ao gerar uma senha dinâmica de acesso ao sistema de uso único (one time password), o Digipass evita riscos à segurança presentes nas tradicionais senhas estáticas. “Este é um benefício facilmente visível pelo usuário final”, analisa, complementando que a solução está operacional há três meses.
“Tivemos que integrar o uso do token à ferramenta SAP Business Objects. Neste processo, duplicamos o ambiente de produção para fazer a conexão do nosso sistema com o dispositivo de autenticação da Vasco. Posteriormente, em apenas um final de semana, ele foi instalado sem qualquer impacto em nosso cliente”, relata Mendes.
Ele destaca ainda a importância do atendimento prestado tanto pela Vasco como pela TechMag, distribuidora das soluções da empresa no Brasil, durante todas as etapas do projeto, que consumiu 600 horas. A TechMag escalou um engenheiro de sua equipe de suporte técnico para trabalhar por cerca de 20 dias em parceria com os analistas da CDS na integração da solução.
Paulo Marino, coordenador de Operações de Serviços na General Motors do Brasil, comenta a adoção do Vasco Digipass GO3. “Quando começamos a trabalhar com a solução de BI para a análise de resultados das Concessionárias Chevrolet tínhamos uma grande preocupação com a segurança da informação, pois sabíamos que a Rede apresenta um turn over muito grande de funcionários e isso poderia representar uma fragilidade”, pondera.
Após ressaltar a necessidade de se optar por uma solução de ponta para reduzir a vulnerabilidade e o receio dos concessionários GM na utilização do Programa BI de Varejo, Marino acrescenta que “com o emprego do token demos um salto significativo na confiança dos concessionários no sistema e hoje temos um rastreamento preciso dos acessos às informações. Eliminamos assim os riscos de um funcionário sair de uma concessionária e ir para a outra levando dados sigilosos”.
Os dispositivos de autenticação forte da Vasco mostraram-se um diferencial para a CDS nas negociações e na prospecção de novos clientes e por isso a empresa já considera a sua integração a outros sistemas de seu portfolio, que inclui soluções de business process management (BPM), enterprise content management (ECM), business activymonitoring (BAM) e project explorer (BSC).