A Samsung investirá US$ 7 bilhões na construção da primeira fábrica fora da Coreia do Sul. A nova unidade industrial, para a qual já foram liberados US$ 2,3 bilhões, será construída na cidade de Xian, capital da província de Shaanxi na China.
De acordo com o jornal asiático Economic Times, a fábrica será responsável pela produção dechips de memória flash NAND, utilizados em tablets e smartphones. O anúncio da nova unidade foi feito no início do ano, mas com a revelação do investimento é possível ter ideia do porte da nova fábrica, com capacidade de produção de 100 mil wafers por mês, segundo o Ministério da Economia coreano.
Os chips em questão eram utilizados pela maior rival da Samsung no mercado de mobilidade, a Apple. A fabricante norte-americana chegou a utilizar os chips da Samsung em seu iPad e iPhone, mas agora recorre à Elphida e à Toshiba para o fornecimento desses componentes. A Samsung ainda é responsável pela fabricação da tela retina que equipa no novo iPad, lançado em março.