Trend Micro tem aplicativo de escaneamento na nuvem

0

A Trend Micro anuncia o desenvolvimento de uma tecnologia para usuários de aplicativos móveis. O Trend Micro Mobile App Reputation consegue identificar, analisar e classificar aplicativos móveis automaticamente, em busca de problemas como malwares, risco de roubo de dados e consumo excessivo de recursos do sistema, como bateria, memória e uso de Internet.

Usando sua infraestrutura de proteção na nuvem Smart Protection Network, que protege usuários contra ameaças representadas por sites, e-mails e arquivos maliciosos, o Mobile App Reputation pode ser utilizado por todos os usuários dos produtos Trend Micro – empresas, consumidores, desenvolvedores de aplicativos, operadores de rede e desenvolvedores de lojas de aplicativos (app stores).

Por meio da análise do código e dos sites conectados pelo aplicativo, integrado a uma análise dinâmica do seu comportamento, a Trend Micro correlaciona a informação encontrada com a grande quantidade de dados de segurança já à sua disposição, identificando e bloqueando aplicativos potencialmente perigosos ou que consumam grande quantidade de recursos.

O Mobile App Reputation analisa atributos adicionais ao Google Bouncer Service – que tem foco na detecção de malwares no Android Market – como riscos à privacidade e consumo excessivo de recursos do sistema. “Reconhecemos o grande passo dado pelo Google em direção à segurança na Google App Store, nossa intenção agora é garantir a segurança também nas demais lojas que comercializam aplicativos para Android”, afirma Fabio Picoli, Diretor Comercial da Trend Micro.

Especialistas em pesquisa de ameaças da empresa identificaram milhares aplicativos maliciosos para Android em 2011, com uma assustadora taxa mensal de crescimento de 60%. A empresa estima que, em 2012, o número desses aplicativos maliciosos ultrapasse 120 mil. Além disso, de acordo com o Google, foram feitos mais de 10 bilhões de downloads de aplicativos no Android Market, com uma taxa de crescimento de um bilhão de downloads por mês em dezembro de 2011, o que mostra que esse é um mercado em rápido crescimento, tanto para desenvolvedores de aplicativos legítimos como para cibercriminosos.

“Trabalhamos com mobilidade há muitos anos, e aproveitar nossa experiência em segurança em nuvem para proteger o ecossistema móvel é uma evolução lógica. Esse segmento oferece muitas possibilidades, tanto agora quanto no futuro – o mercado potencial para aplicativos de terceiros e integração de produtos é apenas uma das iniciativas em que estamos trabalhando no curto prazo”, explica Picoli. “Já fornecemos nossa tecnologia para lojas independentes que estão procurando um procedimento automatizado para examinar os aplicativos que querem distribuir. A integração da reputação de aplicativos móveis pode ajudar a proteger seus usuários e também ajudá-los a fornecer informação antecipada sobre potenciais riscos em relação à segurança, privacidade e impacto sobre os recursos antes que os downloads sejam feitos”.

Inicialmente realizando o escaneamento de aplicativos para Android e Symbian, a expectativa é que a tecnologia seja expandida para as demais plataformas com o tempo.  “Atualmente rastreamos e monitoramos mais de 250 mil aplicativos e temos capacidade para adicionar outros cinco mil por dia, conforme eles são atualizados e lançados. Nossa intenção é fornecer a maior e mais rápida fonte de informações críticas para proteger o ecossistema móvel e todas as plataformas são importantes para esse objetivo”, finaliza Picoli.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.