As vendas e compras virtuais já fazem parte da rotina e hábito do brasileiro há alguns anos e 2015 promete ser o ano da virada. Institutos de pesquisa apontam para o boom do e-commerce nesse ano e estimam que, em alguns segmentos, poderá superar as vendas em lojas físicas.
O Brasil é a bola da vez nesse quesito. Segundo estudo da T-Index, esse ano, o país crescerá 43,3% no ranking do e-commerce mundial, conquistando a quarta colocação como maior mercado do setor. No ano passado, o país ocupava o sétimo lugar, com 3% de participação, abaixo dos Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, Reino Unido e França. O destaque é para o mobile commerce (m-commerce) que deverá continuar crescendo neste ano em todo o mundo e, principalmente, no Brasil.
A previsão também é otimista para o mercado de smartphones e tablets. A IDC Brasil prevê o aumento das vendas de dispositivos móveis em 2015. A pesquisa estima que a demanda por equipamentos 4G deverá superar os 11 milhões de usuários, até o fim do ano. Em agosto do ano passado, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) registrou 4,16 milhões de usuários da tecnologia 4G. Espera-se ainda que o aumento do número de usuários de dispositivos móveis acelere ainda mais o m-commerce, ampliando a níveis exponenciais as vendas pela internet.
Outro aspecto que deverá facilitar a mobilidade em território brasileiro é o crescimento das indústrias de tecnologia da informação e telecomunicações, no Brasil, neste ano, de aproximadamente 5%, movimentando US$ 165,6 bilhões. Para a IDC Brasil, o segmento de telecomunicações deverá registrar US$ 104 milhões em receita deste total.
Com essas previsões otimistas, a pergunta que muitos empresários de varejo de e-commerce estão fazendo é como se preparar para uma demanda ainda mais aquecida?
Diante desse cenário de crescimento e mudança de hábitos de compra, é importante que os varejistas preparem seus sites para atender com eficiência e rapidez a esse público consumidor, tanto os usuários de dispositivos fixos quanto os móveis, para não correrem o risco de perderem vendas.
Soluções de monitoramento e avaliação de sites de e-commerce devem ser o foco dos diretores e gerentes de negócios e de TI. A necessidade de aumentar e garantir a confiabilidade do site, evitando rupturas e lentidão, exigirá investimentos em soluções preventivas e testes de desempenho, para manter os ambientes de e-commerce operando vinte e quatro horas por sete dias da semana (24×7).
Nesse mundo do e-commerce alguns segundos fora do ar são determinantes para perder o cliente para o concorrente e, pior, gerar a suspeita de que o seu site não é seguro ou confiável. A ordem é prevenir-se de possíveis contratempos e programar investimentos em soluções adequadas e eficientes de monitoramento e testes de desempenho, para garantir o sucesso de seus negócios.
* Roberto Carvalho, é diretor-geral da Dynatrace para América do Sul e country manager para o Brasil.