A Deutsche Fußball Liga (DFL), responsável pela bundesliga, e a Amazon Web Services (AWS) anunciaram, no último mês de março, uma colaboração ampliada e plurianual para desenvolver seu trabalho conjunto revolucionário, que começou em 2020. A DFL tem sido uma força motriz pela inovação no futebol profissional internacional há muitos anos e a AWS é a nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS continuará como fornecedora oficial de tecnologia da DFL no longo prazo, com foco adicional, como fornecedora oficial de IA generativa da DFL, na utilização de IA generativa para acelerar a inovação.
Assim, foram identificados novos projetos para impulsionar ainda mais a inovação e a transformação ao longo de toda a cadeia de valor da DFL. Os projetos estão focados em três áreas principais para a DFL: experiência dos torcedores (por exemplo, tradução automatizada, personalização e localização), produção de mídia (por exemplo, uso de infraestrutura em nuvem na produção de mídia e arquivo de imagens em movimento) e serviços de dados (por exemplo, reconhecimento automatizado de partidas).
O anúncio foi feito durante a SportsInnovation, feira de tecnologia esportiva em Düsseldorf, Alemanha. No evento, a Sportec Solutions, subsidiária da DFL, em colaboração com a AWS, apresenta uma abordagem inovadora para melhorar a experiência dos torcedores, demonstrando como eles aproveitam a IA generativa e os grandes modelos de linguagem (LLMs) de ponta para criar comentários de jogo dinâmicos e em tempo real. por escrito e em vários idiomas. O comentário é adaptado aos telespectadores por meio de um feed personalizado durante a transmissão.
O CEO da DFL, Steffen Merkel, disse, que "a colaboração entre a DFL e a AWS estabelece o padrão em termos de inovação no futebol global. O foco está sempre em benefícios adicionais para parceiros de mídia, fãs e para a própria DFL. Estamos muito satisfeitos por continuar esta parceria de sucesso a longo prazo com o maior fornecedor de cloud do mundo, incluindo o aproveitamento do potencial da IA ??generativa para acelerar a inovação no futebol profissional alemão."
Matt Garman, vice-presidente sênior de vendas, marketing e serviços globais da AWS, disse: "Estamos entusiasmados em aprofundar nossa parceria com a DFL, líder em inovação esportiva. Há quatro anos, decidimos ajudar a DFL a aproveitar a tecnologia para se conectar com os fãs em um nível pessoal, desbloquear novos insights estatísticos e transformar as operações internas e de transmissão. O trabalho que demonstramos hoje na SportsInnovation estabelece as bases para uma experiência de visualização mais personalizada para os fãs da Bundesliga em todo o mundo, no idioma de sua escolha."