Gastos mundiais com GenAI chegarão a US$ 644 bilhões em 2025, calcula Gartner

0

Espera-se que os gastos mundiais com Inteligência Artificial Generativa (GenAI) totalizem US$ 644 bilhões em 2025, um aumento de 76,4% em relação a 2024, de acordo com uma previsão do Gartner, Inc.

"As expectativas em relação aos recursos de Inteligência Artificial Generativa estão diminuindo devido às altas taxas de falha nos trabalhos iniciais de prova de conceito (POC) e à insatisfação com os resultados atuais da GenAI", diz John-David Lovelock, Vice-Presidente e Analista do Gartner. "Apesar disso, os fornecedores de modelos de base estão investindo bilhões anualmente para melhorar o tamanho, o desempenho e a confiabilidade dos modelos de Inteligência Artificial Generativa. Esse paradoxo persistirá em 2025 e 2026."

"Projetos internos ambiciosos de 2024 enfrentarão uma análise rigorosa em 2025, pois os CIOs (Chief Information Officers) optarão por soluções comerciais prontas para uso para obter implementações e valor para os negócios mais previsíveis. Apesar das melhorias no modelo, os CIOs reduzirão os esforços de POC e de desenvolvimentos próprios, concentrando-se nos recursos de GenAI dos fornecedores de software existentes", diz Lovelock.

Os gastos com Inteligência Artificial Generativa devem ter um crescimento significativo em todos os principais mercados e submercados em 2025. A GenAI terá um impacto transformador em todos os aspectos dos mercados de gastos com TI, sugerindo um futuro em que as tecnologias de Inteligência Artificial (IA) se tornarão cada vez mais parte integrante das operações de negócios e dos produtos de consumo.

Dispositivos de consumo com capacidade de IA impulsionarão os gastos com GenAI

Os gastos com GenAI em 2025 serão impulsionados em grande parte pela integração de recursos de IA em hardware, como servidores, smartphones e PCs, com 80% dos gastos com Inteligência Artificial Generativa destinados a hardware.

"A trajetória de crescimento do mercado é fortemente influenciada pela prevalência cada vez maior de dispositivos habilitados para IA, que deverão representar quase todo o mercado de dispositivos de consumo até 2028", diz Lovelock. "No entanto, os consumidores não estão buscando esses recursos. À medida que os fabricantes incorporarem a IA como uma funcionalidade padrão nos dispositivos de consumo, os consumidores serão forçados a comprá-los."

A metodologia de previsão de gastos com GenAI do Gartner se baseia fortemente em uma análise rigorosa das vendas de mais de mil fornecedores em toda a gama de produtos e serviços de GenAI. O Gartner utiliza técnicas de pesquisa primária, complementadas por fontes de pesquisa secundária, para criar um banco de dados abrangente de dados sobre o tamanho do mercado no qual baseia sua previsão.

A previsão de gastos com Inteligência Artificial Generativa do Gartner oferece uma perspectiva única sobre os gastos com GenAI nos segmentos de hardware, software e serviços de TI. Esses relatórios ajudam os clientes do Gartner a entender as oportunidades e os desafios do mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.