A indústria de Construção e Engenharia enfrenta um problema de produtividade. Uma nova pesquisa da IFS, principal fornecedora de tecnologia de software empresarial em nuvem e IA Industrial, revela que essa questão não apenas impacta os resultados financeiros, mas também impede que as empresas de Construção e Engenharia alcancem uma verdadeira transformação digital.
O estudo, que entrevistou 825 líderes globais de Construção e Engenharia, mostra que, surpreendentemente, quase metade (41%) de todos os projetos de Construção e Engenharia ultrapassam tanto o orçamento quanto os prazos de conclusão previstos. Além disso, a maioria (54%) dos projetos também não atinge as margens de lucro esperadas.
Soluções de negócios em demasia e não integradas
Quando questionados sobre quantos sistemas de software utilizam para gerenciar seus negócios e projetos, os entrevistados relataram usar, em média, 9 sistemas separados. Isso sugere que pilhas de tecnologia desnecessariamente complicadas são uma falha crítica na eficiência dos projetos e dos negócios.
De fato, ao serem perguntados sobre o que buscavam em seu próximo sistema de gestão empresarial (ERP), os entrevistados destacaram a flexibilidade acima de todas as outras opções, afirmando que desejam adotar soluções de software que permitam adicionar e remover funcionalidades conforme seus negócios evoluem. A maioria dos entrevistados (63%) também planeja atualizar sua solução nos próximos dois anos.
Agilidade como impulsionadora do crescimento
Ao analisar mais profundamente o que motiva os entrevistados a buscar novos sistemas ERP, a razão mais comum para reavaliar seu sistema atual é a necessidade de maior agilidade para crescer e diversificar seus negócios (25%).
Isso está diretamente alinhado com as iniciativas de longo e curto prazo dos entrevistados: 39% veem o crescimento dos negócios e o valor de mercado como a prioridade de longo prazo mais importante. Outros 30% consideram a melhoria da maturidade digital e o uso mais eficaz dos dados como prioridades imediatas para seus negócios.
Com governos ao redor do mundo prestes a embarcar em ambiciosos projetos de construção em grande escala, em um esforço para modernizar a infraestrutura pública, o futuro parece promissor para o setor de Construção e Engenharia. No entanto, para atender às demandas de amanhã, a indústria deve se adaptar hoje.
A Construção e Engenharia industrializada realizam mais trabalhos off-site, com a transformação digital desbloqueando processos padronizados que entregam projetos mais lucrativos em menos tempo. Isso nivela os altos e baixos historicamente vistos na Construção e Engenharia, ao oferecer outros serviços, como gestão de serviços, aluguel e manutenção. Isso abre o setor para fluxos de receita completamente novos.
Construindo o caminho à frente
"O setor de Construção e Engenharia está em uma posição única. Como indústria, historicamente, tem sido muito resistente a mudanças. Agora que essa inércia impacta os resultados financeiros, está claro que ferramentas e processos legados estão com os dias contados", disse Kenny Ingram, Vice-Presidente de Construção e Engenharia da IFS. "Na pesquisa, as próprias empresas de Construção e Engenharia afirmam que entregar projetos rapidamente (35%) e dentro do orçamento (35%) são os diferenciais competitivos mais importantes. É muito evidente que, sem as ferramentas e processos certos, elas ficarão para trás no mercado. Há uma grande oportunidade para este setor aproveitar a IA Industrial em suas operações, enquanto dão passos essenciais e há muito esperados para modernizar seus softwares de tecnologia."
"Na IFS, nos orgulhamos de entregar mais do que tecnologia, entregamos impacto. O setor de Construção e Engenharia tende a ter uma abordagem de 'esperar para ver' em relação à tecnologia, querendo que alguém dê o primeiro passo antes de implementá-la. Isso deixa um elemento crítico de fora da decisão: a estratégia. Líderes de Construção e Engenharia que são mais maduros digitalmente do que seus concorrentes terão uma vantagem, mas não se trata apenas de ter as ferramentas certas. Saber como implementá-las, como usá-las e como extrair o máximo dos dados que fluem em seus negócios serão os fatores decisivos. É assim que ajudamos nossos clientes a se tornarem líderes em seu campo."
Metodologia da Pesquisa:
A Censuswide entrevistou 825 tomadores de decisão seniores de empresas de Construção e Engenharia no Reino Unido, EUA, França, Benelux, países nórdicos, Austrália e Oriente Médio em outubro de 2024.