A Serasa Experian concluiu a aquisição da ClearSale, empresa referência em soluções antifraude em diversos segmentos. Com esse movimento, a Serasa Experian assume a liderança no mercado de autenticação e prevenção à fraude, fortalecendo sua capacidade de garantir mais segurança às empresas e aos consumidores.
De acordo com o Relatório de Identidade Digital e Fraude 2025, da Serasa Experian, 51% dos brasileiros já foram vítimas de fraudes, e 86% atribuem às empresas a responsabilidade de adotar medidas para protegê-los. A segurança na jornada nunca esteve tão em evidência. Somente em 2024, a Serasa Experian e a ClearSale, identificaram, juntas, mais de 14,3 milhões de tentativas de fraude por meio de suas soluções.
Pedro Chiamulera, que fundou a ClearSale em 2001, afirma que "a conclusão da transação pois permitirá que soluções sejam desenvolvidas, reforçando nosso propósito de garantir que a confiança digital seja um diferencial competitivo para as empresas e uma garantia de segurança para os consumidores".
A aquisição da ClearSale amplia significativamente a capacidade da Serasa Experian de oferecer soluções avançadas para prevenção a fraudes e autenticação de identidade. Com a incorporação de um vasto conjunto de dados constantemente atualizados e validados em tempo real – conhecidos como hotdados –, a empresa eleva o nível de precisão e confiabilidade na identificação de usuários.
Em bases antifraude, um único CPF pode estar vinculado a diversos telefones, dispositivos, endereços e e-mails. Por meio de inteligência artificial, é atribuída uma probabilidade de pertencimento a cada dado, identificando aqueles com maior chance de serem os atuais do usuário. Esse processo vai além das bases cadastrais tradicionais, garantindo uma validação mais precisa e eficaz.
Entre esses hotdados, incluem-se mais de 574 milhões de dispositivos, 182 milhões de números de telefone, 173 milhões de endereços e 147 milhões de e-mails. Essas capacidades permitem oferecer ao mercado uma solução de validação de identidade e autenticação multifator (MFA), com a maior base de documentos autenticados e o maior hub de identidades digitais reutilizáveis do Brasil, de maneira mais precisa e eficiente.