O futuro dos institutos de pesquisas do Brasil será tema de um congresso que a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa e Tecnologia (Abipti) promove entre os dias 3 e 5 de maio, em Campinas, com a participação do Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.
O evento, que terá como tema central ?Competitividade e Riqueza Nacional: o Futuro das Instituições de Pesquisa no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação?, pretende reunir cerca de 500 representantes das instituições de pesquisa filiadas à Abipti.
A programação inclui uma mesa-redonda para debater, entre outros pontos, a necessidade de o setor privado aumentar os investimentos na área de ciência e tecnologia. O Brasil investe, hoje, cerca de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) em ciência e tecnologia, mas apenas uma pequena parcela vem das empresas. Para isso é preciso que os institutos de pesquisa adotem um modelo que melhore a parceria com o setor produtivo. Nesse aspecto, o Estado brasileiro precisa ser um agente facilitador dessa interação, avalia Luís Fernando Madi, presidente da Abipti.
Durante o congresso será lançado o Portal Inovação, ferramenta que pretende aproximar empresas e pesquisadores e incentivar a inovação nos diferentes setores da economia brasileira.
Com o objetivo de estimular a apresentação de trabalhos relacionados à gestão da inovação tecnológica, serão apresentados mais de 100 estudos acadêmicos, resultantes de monografias, dissertações, teses e relatos de experiências ou projetos executados por pesquisadores de universidades e instituto de pesquisa em diversos temas.