A indústria de tecnologia da informação e comunicação (TIC) é responsável por aproximadamente 2% das emissões globais de dióxido de carbono (CO²), segundo estudo do Gartner, o qual avalia essa situação como insustentável, apesar da importância que o setor de TIC desempenha no meio ambiente. De acordo com o estudo, este percentual é equivalente ao do setor de aviação.
A indústria de TIC, segundo o Gartner, inclui fabricantes de PCs, servidores, componentes, impressoras, telefones fixos e móveis, redes locais (LANs) e dispositivos de telecomunicações. O instituto de pesquisa incluiu também os dispositivos de energia que equipam PCs e telefones celulares, além de toda a parte comercial e governamental de infra-estrutura de TI e telecomunicações.
De acordo com o estudo, até agora, poucas empresas de TI e comunicação dão importância aos custos de energia e às emissões do CO², embora haja um significativo aumento do nível de consciência em todo o mundo em relação às mudanças climáticas. Tem contribuído para isso, segundo o Gartner, a cobertura intensa da mídia, o que tem feito com que milhões de consumidores passem a levar em consideração as questões ambientais em suas decisões de compra.
?Nos próximos cinco anos, as pressões financeiras, ambientais e legislativas irão forçar as empresas de TIC a começar a investir pesadamente numa política ?do verde', isto é, mais ambiental,? diz Simon Mingay, vice-presidente de pesquisas sobre sustentabilidade do Gartner. ?Com o aumento do número de consumidores que cada vez mais exigem produtos que respeitem o meio ambiente, as empresas terão de ir além do superficial, por isso precisam já estar hoje perto do que se considera aceitável.?
Segundo o analista, esse cenário deve começar a ganhar forma neste ano e, em 2008, assumir uma proporção maior na Europa e em outros países e regiões que já vêm investindo na sustentabilidade há mais tempo.
De acordo com o Gartner, a indústria de TIC precisa compreender melhor o ciclo de produção e de vida dos produtos e serviços, e inovar para reduzir o impacto ambiental. Isso não acontece atualmente por causa da inexistência de pressões comerciais ou legislativas. Entretanto, o instituto antecipa que os consumidores passarão a fazer perguntas mais detalhadas sobre o ciclo de produção e de vida dos produtos.
?As áreas nas quais as empresas deverão dar mais atenção para reduzir as emissões de CO² são a de materiais e consumo de energia, e também para aspectos como o uso de substâncias perigosas durante o ciclo de produção, além de buscar aumentar a eficiência no uso de materiais recicláveis e na reciclagem?, diz Mingay.
As organizações de TIC precisam começar a se familiarizar com os objetivos ambientais e as políticas da responsabilidade social das corporações. ?Poucas equipes de gerência estão cientes das políticas ambientais de suas empresas, e não avaliam as implicações externas de suas próprias atividades,? diz Mingay. ?Por isso, precisam fazer uma análise detalhada para dar respostas pró-ativas às exigências do mercado e das legislações. Os papéis, as responsabilidades e os programas serão muito diferentes para cada um.?