O Ministério do Trabalho e Emprego prevê que a partir de agosto todos os trabalhadores que forem tirar o documento já devem receber a nova carteira de trabalho informatizada, lançada dia 30 de abril.
Não será preciso trocar a carteira antiga pela nova, de acordo com o ministério. Os mesmos benefícios que a carteira informatizada oferece, como consulta do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e contagem do tempo de serviço, são oferecidos nas páginas eletrônicas da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Ministério do Trabalho.
Para as consultas, o trabalhador deve ter o número do PIS. Entre 60 e 90 dias após tirar a nova carteira, o trabalhador receberá pelo correio um cartão magnético onde também estarão armazenadas as informações do seu histórico de trabalho. A previsão do ministério é que em 2009 seja possível usar o cartão para sacar o seguro desemprego e o abono salarial em terminais eletrônicos da Caixa.
O novo modelo de carteira, segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, será eficaz contra as fraudes. ?Com esses dados informatizados, o trabalhador tem um número apenas do PIS. E por esse número vamos saber toda a vida do trabalhador, inclusive se ele tem mais de uma carteira, o que não vai mais ser possível?, explicou o ministro.