Consist aceita pagar verbas rescisórias para trabalhadores

0

Em audiência realizada no Ministério Público do Trabalho (MPT) na ultima quinta-feira, 28, a Consist concordou com o parecer do Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados) e vai rescindir o contrato de trabalho de 450 funcionários, pagando as verbas rescisórias de acordo a lei.
No ano passado, a Consist sugeriu que os trabalhadores pedissem demissão para serem incorporados na recém-criada Dibute Tecnologia e Sofware. A ideia era que a nova companhia absorvesse os empregados, sem que recebessem as verbas rescisórias, principalmente o pagamento da multa de 40% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Mesmo com a mudança de atitude, o impasse ainda não foi resolvido. Os representantes da empresa afirmaram que por falta de dinheiro, o pagamento das verbas rescisórias será feito de forma parcelada. Além disso, a Consist alega que não tem condições de arcar com o pagamento da multa rescisória do FGTS. Segundo o procurador do trabalho Ronaldo Lima dos Santos, a ideia de parcelar é plausível, porém todas as verbas precisam ser quitadas. "Podemos parcelar a verba rescisória sim, é até uma maneira mais rápida do trabalhador receber. Mas eu quero ver os funcionários recebendo 100% do montante, inclusive o FGTS", explica.
Em ata firmada no MPT, a Consist confirmou o pagamento das verbas e se comprometeu a analisar o pagamento da multa do FGTS. Uma nova audiência deve acontecer na próxima semana para definir valores e quando será feito o pagamento. "Ficamos muito tempo dependendo das decisões da empresa, não houve acordo. A nossa briga sempre foi garantir o pagamento dos encargos necessários e só estamos conseguindo isso via MPT", analisa João Antonio, vice-presidente do Sindpd.
A Consist presta serviços de infraestrutura de TI para órgãos públicos e privados. No fim do ano passado, a empresa firmou uma parceria de cooperação tecnológica de US$ 200 milhões com a IBM e passou a oferecer seus produtos com software da empresa norte-americana. A Dibute foi criada pelo mesmo fundador da Consist, o empresário Natalio Fridman.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.