A empresa indiana de serviços de TI Infosys anunciou neste fim de semana que concluiu o plano de sucessão do executivo-chefe (CEO) e dos presidente e vice do conselho de administração. A companhia nomeou Kundapur Kamath para a presidência do conselho, S. Gopalakrishnan (Kris) como co-presidente e S. D. Shibulal como novo CEO. Narayama Murthy, um dos fundadores e na Infosys há mais de 30 anos, foi indicado como presidente emérito do conselho de administração. As medidas passam a valer a partir do dia 21 de agosto.
De acordo com comunicado emitido no sábado, 30 de abril, esta é a primeira vez que a Infosys nomeia um não-fundador para o conselho. Kamath é membro não-executivo do board do banco ICICI, o segundo maior banco privado da Índia, com formação em engenharia mecânica e larga experiência no setor financeiro indiano. O executivo assume no lugar de Murthy, que se aposenta no dia 20 de agosto e passa a ocupar a posição de emérito.
Shibulal, que hoje ocupar o cargo de diretor de operações e também é um dos fundadores, substituirá Kris, o atual CEO, que vai para o conselho de administração. A Infosys ainda não nomeou um novo diretor de operações.
A reestruturação foi feita por meio de uma parceria entre o conselho de nomeações da Infosys e consultores independentes, para que fosse elaborado um plano de sucessão que não impactasse nos resultados da companhia. No ano fiscal de 2011, encerrado em 31 de março, a companhia registrou receita de US$ 6,04 bilhões, 25,7% acima das vendas registradas no exercício fiscal anterior, e lucro líquido de US$ 1,31 bilhão, alta de 14,1% (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
- Reestruturação