O acordo para venda da unidade de servidores da IBM à fabricante chinesa Lenovo foi quebrado na última terça-feira, 30, segundo pessoas ligadas ao assunto ouvidas pelo jornal britânico Financial Times. A informação é que as companhias não chegaram a um acordo sobre o preço da divisão, que inclui servidores de arquitetura x86 da IBM e cujas vendas anuais giram em torno de US$ 5 bilhões.
As fontes não informaram se a IBM fará uma nova tentativa de venda para outro empresa ou se as negociações com a Lenovo continuarão posteriormente. Elas disseram apenas que ao menos mais uma empresa, sem revelar o nome, estaria interessada na compra da divisão.
Apesar de fabricar servidores top de linha, a IBM está se afastando das vendas de hardware e concentrando o foco na oferta de serviços e software para o mercado corporativo. Em 2004, a companhia iniciou as negociações para a venda de sua unidade de PCs para a companhia chinesa, em meio a uma crise no mercado de computadores pessoais. O negócio foi concluído no ano seguinte e impulsionou a Lenovo ao crescimento, sendo hoje a segunda maior fabricante de PCs do mundo, atrás apenas da HP.