Os resultados do Facebook no primeiro trimestre do ano parecem confirmar o intento anunciado no ano passado pelo seu fundador e CEO, Mark Zuckerberg, de transformar a maior rede social do mundo em uma empresa móvel.
Em comunicado nessa quarta-feira, 1º de maio, Zuckerberg informou que no primeiro trimestre de 2013 as plataformas móveis responderam por 30% das receitas do Facebook com publicidade.
"Fizemos muitos progressos nos primeiros meses do ano. Temos visto um forte crescimento e engajamento em toda a nossa comunidade e lançamos vários produtos interessantes", declarou o executivo.
As receitas da empresa com anúncios móveis no primeiro trimestre deste ano foram da ordem de US$ 375 milhões (contra US$ 306 milhões, ou 23%, no quarto trimestre de 2012 ), de um total de US$ 1,25 bilhão obtido com publicidade no período.
As receitas relativas a publicidade de uma forma geral cresceram 43% no trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, e representam atualmente 85% das vendas totais da empresa.
No total, a receita geral da rede (incluindo as oriundas de outros produtos que não a venda de anúncios) atingiu US$ 1,46 bilhão, um aumento de 38% em relação ao US$ 1,06 bilhão obtido no primeiro trimestre de 2012.
No anúncio, o Facebook destacou, ainda, que seus usuários ativos diários (DAUs) somavam em média 665 milhões em março de 2013, um aumento de 26% em relação ao mesmo período do ano passado.
Mensalmente, os usuários ativos (MAUs) atingiram 1,11 bilhão em 31 de março último, 23% a mais do que em igual período do ano passado.
Já os MAUs móveis (usuários ativos mensais que acessaram a rede por meio de celulares ou tablets) chegaram a 751 milhões em 31 de março, um salto de 54% em comparação com 31 de março de 2012.